Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Síria: Responsáveis pelos bombardeamentos «terão de prestar contas diante de Deus»


Francisco fala em «notícias dramáticas» que chegam de Alepo

Cidade do Vaticano, 28 set 2016 (Ecclesia) - O Papa Francisco lançou hoje um apelo à proteção da população civil na cidade síria de Alepo, palco de confrontos entre as forças governamentais e movimentos rebeldes, e apontou o dedo aos responsáveis pelos bombardeamentos.

“Apelo à consciência dos responsáveis pelos bombardeamentos, que terão de prestar contas diante de Deus”, disse, no Vaticano, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a audiência pública semanal.

Francisco manifestou “profunda dor e grande preocupação por tudo o que acontece nesta cidade, já martirizada, onde morrem crianças, idosos, doentes, jovens, velhos, todos”.

“Renovo a todos o apelo para que comprometam com todas as forças na proteção dos civis, como obrigação imperativa e urgente”, prosseguiu.

Pelo menos 115 pessoas, sobretudo civis, morreram devido aos bombardeamentos sírios e russos sobre a parte oriental de Alepo, segundo o Observatório sírio para os Direitos Humanos, na sequência de uma operação que o exército de Bashar al-Assad lançou para recuperar aquela área, controlada por rebeldes.

“O meu pensamento vira-se de novo para a amada e martirizada Síria. Continuam a chegar-me notícias dramáticas sobre o destino das populações de Alepo, às quais me sinto unido no sofrimento, através da oração e da proximidade espiritual”, referiu o Papa.

Centenas de crianças de Alepo, cristãs e muçulmanas, vão reunir-se em oração a 6 de outubro, para pedir o fim da violência, informou o arcebispo católico-arménio de Alepo, D. Boutros Marayati.

A iniciativa, lançado pelos padres franciscanos, envolverá principalmente crianças em idade escolar.

Segundo as Nações Unidas, 275 mil sírios estão sem poder sair do leste de Alepo, onde a ajuda humanitária está a acabar.

O representante diplomático do Papa na Síria, D. Mario Zenari, disse à Rádio Vaticano que as “consequências mais terríveis deste conflito” têm atingido população civil, sobretudo os menores.

“Esta situação precisa acabar. Infelizmente é um conflito em que não são respeitadas as normas do direito humanitário internacional, as mais elementares, como a proteção dos civis”, lamentou o núncio apostólico em Damasco.

Em relação ao “cerco” de Alepo, o responsável fala numa “situação inaceitável”.

“É uma vergonha para a comunidade internacional que não se consiga proteger um número tão elevado de pessoas, esta comunidade indefesa: estas 270 mil, ou quantos forem, não são todos terroristas, a maioria é população civil, isto é, mulheres, crianças, idosos”, denuncia.

OC


in




Sem comentários:

Enviar um comentário