Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Açores: Diocese de Angra prepara subsídio pastoral para as festas do Divino Espírito Santo

Documento vai ser publicado no primeiro trimestre de 2017 e pretende reforçar a vivência religiosa desta tradição

Angra do Heroísmo,Açores, 27 out 2016 (Ecclesia) - A Diocese de Angra quer dar uma nova dimensão às festas do Divino Espirito Santo, no Arquipélago dos Açores, através do lançamento de um conjunto de subsídios para a vivência desse tempo.

Em declarações ao portal “Igreja Açores”, o diretor do serviço diocesano de Liturgia realçou que “não está em causa impor um ritual mas sim dar dimensão espiritual e teológica a uma tradição profundamente enraizada no povo açoriano”.

“As festas do Espírito Santo marcam a identidade açoriana mas a sua dimensão religiosa não pode ser afastada e por isso, entendemos que este contributo pode ser válido para garantir alguma unidade nestas festas”, refere o padre Marco Luciano Carvalho.

Este conjunto de subsídios, que deverá estar pronto na época da Páscoa, tempo em que começa a ser preparada a festa do Divino Espírito Santo.

Será “apenas um subsídio pastoral e nada mais do que isso”, reforçou o sacerdote, que espera “valorizar uma tradição que tem uma enorme ligação à fé e à religiosidade popular”.

As festas em hora do Divino Espírito Santo são uma das mais importantes manifestações cristãs e de religiosidade popular dos Açores, que congregam também muitas comunidades de emigrantes no exterior.

Existem pelo menos cerca de 200 tradições englobadas nesta devoção, em todo o arquipélago mas também em Portugal continental e em países como Canadá, Estados Unidos da América, Brasil, nas Ilhas Bermudas e no Havai.

Os festejos começam depois da Páscoa e prolongam-se até ao oitavo domingo seguinte, da Santíssima Trindade, podendo mesmo chegar até ao Verão, no âmbito do regresso de inúmeros emigrantes açorianos à sua ilha natal.

JCP


in




Sem comentários:

Enviar um comentário