Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja - DIAS 22 e 23

dbci16 banner


dnbci16 acores praiavitoria
VISITAS GUIADAS
AÇORES, Ilha Terceira, Igreja Matriz da Praia da Vitória
22 de Outubro, das 19h00 às 22h00



 dnbci16 graciosa
VISITAS GUIADAS
AÇORES, Ilha Terceira, Igreja Matriz da Praia da Vitória
22 de Outubro, das 19h00 às 22h00
Visitas guiadas ao acervo de arte sacra do Museu da Graciosa e é apresentação de uma peça em destaque, "Crucifixo" de finais do século XIX, doado por Mariano Veiga, Guadalupe, Ilha Graciosa.



 dnbci16 alcobaa
MÚSICA DE BARRO: INSTRUMENTOS E ICONOGRAFIA MUSICAL NO RETÁBULO DA MORTE DE SÃO BERNARDO
ALCOBAÇA, Mosteiro de Alcobaça (Sala do Capítulo)
22 de Outubro, 15h30
Os conjuntos escultóricos integrantes do acervo do Mosteiro de Alcobaça e datáveis do último terço do séc. XVII, faziam parte de retábulos, potenciando a sua leitura iconográfica e, acentuando a sua riqueza plástica.
Estes, foram desmontados nas décadas de 30 e 40 do século XX, no decurso das obras de reintegração, a cargo da DGEMN. Subsiste o Retábulo da Morte de S. Bernardo, in situ, constituindo exemplar único do que terá sido a feição barroca da Igreja Abacial deste Mosteiro. Executado entre 1687 e 1690, constituído por esculturas de barro cozido, dourado e policromado, representa a morte de S. Bernardo, integrando no seu registo horizontal, a figura do Santo, agonizante, tendo a seus pés monges em lamentação, e à cabeceira, um conjunto de anjos músicos e respetivos instrumentos musicais. Conferência por Carlos Moura e Luís de Sousa, sobre o Retábulo da Morte de S. Bernardo e respetiva iconografia musical. Lançamento de uma brochura sobre a referida temática, dos mesmos autores.



 dnbci16
aveiro veracruz
RE(VER) A CATEQUESE NA ARTE CRISTÃ - VISITA GUIADA
AVEIRO, Igreja da Vera Cruz de Aveiro
22 de Outubro, 10h00



 dnbci16
aveiro barrocas
RE(VER) A MISERICÓRDIA E A SANTIDADE NA ARTE CRISTÃ
AVEIRO, Igreja do Senhor Jesus das Barrocas
23 de Outubro, 16h00
Colóquio, Concerto e encerramento da semana (Re)Ver Arte Cristã - 'Tesouros descodificados'. Participação e intervenções: Capella Antiqua; Almofada de Santa Joana Princesa, por Maria João Mota e Mons. João Gaspar; Cruz-Relicário do Beato Francisco Marto (Centenário de Fátima), por Hugo Cálão e Irmã Cidália (ASM); Bandeira da Misericórdia de Aveiro (Ano da Misericórdia), por Liliana Cascais e Pe. Gustavo Fernandes.



 dnbci16 batalhalivrosempreaberto
BATALHA, UM LIVRO SEMPRE ABERTO - VISITA GUIADA
BATALHA, Mosteiro de Santa Maria da Vitória
22 de Outubro, 15h00
No âmbito do projeto "O Mosteiro (Re)visitado" 2016. Conferência por Saul António Gomes.



 dnbci16 batalhaleitura encenada
"O LIVRO DO ECLESIASTES" (VERSÃO DE DAMIÃO DE GÓIS) - LEITURA ENCENADA
BATALHA, Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Capelas Imperfeitas)
22 de Outubro, 21h00
Encerramento do ciclo "Et spiritus redeat ad Deum". por Luís Miguel Cintra, seguido de um poema de José Tolentino Mendonça.



 dnbci16 braga galeria arcebispos
À DESCOBERTA DE BRAGA: GALERIA DOS ARCEBISPOS - VISITA GUIADA
BRAGA, Portão do Paço Arquiepiscopal
22 de Outubro, 10h00
A Galeria dos Arcebispos situa-se no antigo edifício da Cúria, sito nos jardins do Paço Arquiepiscopal, com entrada pela rua D. Manuel Vieira de Matos (transversal da rua de Santa Margarida). Esta galeria expõe 142 telas com os retratos de todos os prelados da Igreja de Braga.



 dnbci16
coimbra staclara
OS RETÁBULOS DA IGREJA DA RAINHA SANTA ISABEL - VISITA GUIADA
COIMBRA, Igreja de Santa Clara-a-Nova
22 de Outubro, 11h00
Visita guiada aos retábulos da igreja de Santa Clara-a-Nova, conduzida por Ana Rita Carvalho.



 dnbci evora fea
INVENTÁRIO ARTÍSTICO DA ARQUIDIOCESE DE ÉVORA
ÉVORA, Fundação Eugénio de Almeida
Até 23 de Outubro, Loja do Fórum Eugénio de Almeida (10h00-18h00)
Linha editorial do projeto do Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora. As edições produzidas integram uma coleção de livros dedicados a cada um dos concelhos inventariados, duas edições com a particularidade de revelarem tesouros artísticos na área da gemologia e um jogo lúdico-pedagógico destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclos e do ensino secundário. Aquisição com desconto.



 dnbci16 lisboa ordemarquitectos cartaz
A IGREJA NA CIDADE: II JORNADA DE LITURGIA, ARTE E ARQUITECTURA - JORNADA
LISBOA, Ordem dos Arquitectos - Auditório Nuno Teotónio Pereira
22 de Outubro, 10h00 - 18h00
Aqui onde nos encontramos, dificilmente entenderíamos uma "cidade" sem igreja. A "cidade" é onde vivemos, mas hoje não necessariamente onde moramos. Tradicionalmente e sociologicamente, a presença da igreja paroquial era elemento de referência agregador dos moradores na cidade que se estruturava em paróquias e freguesias. A relação do cidadão com a cidade evoluiu e com ela evoluíram as estruturas, a relação da Igreja com a cidade e das igrejas com a arquitectura. Antes da arquitectura vem o programa que define a encomenda do projecto. Este terá em conta a evolução urbanística e suas regras, tanto quanto a evolução pastoral e litúrgica da Igreja e suas relações com a actualidade urbana e cultural.



 dnbci16
coimbra semide
APRESENTAÇÃO DAS OBRAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO RETÁBULO EM TALHA DOURADA E TECTO COM PINTURAS DA CAPELA-MOR
MIRANDA DO CORVO, Igreja do Convento de Semide
22 de Outubro, 19h00
Retábulo em talha dourada do Século XVII, organizado em três tramos, posicionando-se nos dois laterais duas esculturas de vulto, São Bento e Santa Escolástica, atribuídas a Frei Cipriano da Cruz, de grande valor artístico em especial a figura de Santa Escolástica. Tecto em madeira do mesmo período, seccionado em 5 séries de caixotões, cada um deles contendo representação de uma cena da vida de São Bento. Apresentação por António Pereira e Rita Ramos.



 dnbci16
coimbra almagreira
APRESENTAÇÃO DAS OBRAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO RETÁBULO DA CAPELA-MOR
POMBAL, Igreja Matriz de Almagreira
23 de Outubro, 10h30
Retábulo de altar em talha dourada, dos finais do século XVIII, transferido do antigo Convento do Desagravo de Lisboa em 1938. Apresentação por Concepción Ballesteros.



 dnbci16 porto bpm
PELE, PAPEL, TINTA E PRELO: OS LIVROS MEDIEVAIS E A TRANSMISSÃO DO SABER - VISITA GUIADA
PORTO, Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Galeria Municipal do Porto)
23 de Outubro, 16h00
A Biblioteca Pública Municipal do Porto possui um dos mais importantes acervos nacionais de manuscritos medievais e de edições do período de nascimento da imprensa. Essas obras, provenientes na sua maioria de instituições eclesiásticas, permitem reconstituir importantes etapas da evolução de livro no final da Idade Média e, sobretudo, compreender as práticas de fabrico e uso do livro, desde o século IX ao século XVI. Os códices e cimélios selecionadas para integrar a exposição 100 tesouros da biblioteca Pública do Porto serão aqui visitados também em busca da arte, do culto, da literatura e das ciências que nos transmitiram e preservaram. Visita conduzida por José Meirinhos.



 dnbci16 santarm
VISITA ACOMPANHADA
SANTARÉM, Museu Diocesano de Santarém
22 de Outubro, 15h00
Visita acompanhada, incluindo corredor nobre.



 dnbci16 santarem docesconventuais
II MOSTRA DE DOCES CONVENTUAIS
SANTARÉM, Museu Diocesano de Santarém
22 e 23 de Outubro
Mostra de Doces Conventuais. Pólo do Festival Nacional da Gastronomia. Pólo do Festival Nacional de Gastronomia.



 dnbci16 sesimbra
VISITA AO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA CAPELA DO ESPIRITO SANTO DOS MAREANTES
SESIMBRA, Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo dos Mareantes
23 de Outubro, 14h30
A Capela e Sprital do Espírito Santo erigidos por mareantes sesimbrenses em finais do século XV, e dedicado ao culto ao Espírito Santo/Corpo Santo e à assistência e apoio dos mais carenciados, tornou-se a partir de 2004, e após as obras de recuperação de todo o edifício, num dos pólos do Museu Municipal de Sesimbra, ou seja, o Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo dos Mareantes. No local da antiga capela, piso superior, podem-se observar obras de arte dos séculos XV ao XVIII, das quais se salienta a obra atribuída a Gregório Lopes "Nª Srª da Misericórdia", e no piso inferior observam-se as estruturas do hospital quinhentista.



 dnbci16
tomar convcristo
IGREJA DE SANTA MARIA DO OLIVAL E A PRESENÇA TEMPLÁRIA EM TOMAR
TOMAR, Convento de Cristo
22 de Outubro, 10h00 - 12h30
Visita guiada ao Castelo de Tomar e à igreja de Santa Maria do Olival que pretende abordar a presença templária em Tomar, levando os participantes a conhecer o imaginário e a paisagem templária do século XII.



 dnbci16 moncorvo
CONCERTO DE OUTONO NO ÓRGÃO HISTÓRICO
TORRE DE MONCORVO, Igreja de Nossa Senhora da Assunção - Matriz de Torre de Moncorvo
22 de Outubro, 21h00
Com este concerto pretende-se valorizar o órgão histórico da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, dando a conhecer à comunidade a música litúrgica, que retrata uma época histórica e que nos foi legada pelas gerações passadas.



 dnbci16
torresvedras
UM QUADRADO CHAMADO AZULEJO
TORRES VEDRAS, Claustro do Convento da Graça
23 de Outubro, 10h00 e 14h00
O conjunto original de 9 painéis, realizados pelo mestre P.M.P., durante o primeiro quartel do século XVIII, retratam a vida de D. Frei Aleixo de Meneses, prior do convento da Graça, constitui, provavelmente, o maior conjunto de painéis historiados com uma narrativa única existente em Portugal. O restauro dos painéis efetuado em 2015 mereceu uma menção honrosa no concurso SOS Azulejo.


Conheça aqui todas as actividades

fb 1

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados


Sem comentários:

Enviar um comentário