Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

UCP: Faculdade de Teologia abre nova edição da formação avançada em Bíblia

DR
Curso online visa dar às pessoas ferramentas para compreenderem uma «cultura cristã» que é essencial para «ler o mundo hoje»

Lisboa, 21 out 2016 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (FT/UCP) abre hoje a segunda edição da formação avançada e em regime de ensino à distância sobre “O mundo da Bíblia”, em parceria com a ECCLESIA.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o diretor deste polo educativo realçou o objetivo de “alargar o curso a mais pessoas para que elas possam de facto conhecer o contexto histórico, geográfico cultural” que envolve toda esta temática.

À disposição dos alunos estarão “instrumentos fundamentais para bem ler os textos da Bíblia, os interpretar e perceber o seu alcance”, disse o padre João Lourenço.

Lançada em janeiro deste ano, esta formação avançada em regime de ‘eLearning’ integra quatro módulos temáticos, um sobre “A Terra Bíblica”, para abordar questões da geografia e da cultura; o segundo e o terceiro sobre o Antigo Testamento até Jesus Cristo; e o quarto sobre o judaísmo, as instituições judaicas e as hermenêuticas bíblicas.

A primeira edição incluiu uma visita de estudo à Terra Santa, no período a seguir à Páscoa, que deu oportunidade de percorrer os lugares de peregrinação no sentido de os ler e enquadrar não só na vertente espiritual mas cultural e histórica.

Quanto a esta segunda edição, que já tem inscritas “algumas dezenas significativas de alunos”, continuará na mesma linha do plano de estudos, apenas com algumas “mudanças pontuais nos textos base”.

“Iniciamos hoje mas ainda aceitaremos mais alguns candidatos”, revelou o padre João Lourenço.

O curso avançado sobre “O Mundo da Bíblia” vai decorrer entre outubro deste ano e março de 2017, com as inscrições a poderem ainda ser feitas na página da FT/UCP.

Vai ser quase todo dado em regime “online”, através de uma plataforma específica para o efeito, tendo apenas algumas sessões presenciais, a primeira durante a abertura já esta tarde, pelas 18h30, na sala 323 da Faculdade de Teologia.

“Os textos caem no computador e as pessoas podem estudar a partir de casa, orientadas sempre quer pelo coordenador da parte mais técnica, o professor Juan Ambrósio, quer em termos de conteúdo científico sempre que for necessário estarei presente”, indicou o padre João Lourenço. 

Juan Ambrosio, coordenador pedagógico do projeto, frisou a importância de um curso aberto não só “a sacerdotes e agentes pastorais” mas também a levar a “cultura cristã” à sociedade civil e colocá-la a par de toda “a reflexão que vai sendo desenvolvida” e que é essencial para “ler o mundo hoje”.  

Aquele responsável destacou também a “nova abordagem” que a Faculdade procurou dar a este género de cursos à distância, a partir da possibilidade dos alunos acederem, além dos textos, a “aulas virtuais”.

“Isto é uma iniciativa que está a correr bem e que procuraremos continuar com outros cursos”, concluiu.

HM/JCP



in




Sem comentários:

Enviar um comentário