Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Natal: Vaticano divulga calendário das celebrações do Papa

Foto: Lusa
Francisco segue tradição dos últimos anos

Cidade do Vaticano, 24 dez 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco vai cumprir o tradicional calendário de celebrações natalícias no Vaticano, informou hoje em comunicado o Departamento Pontifício de Celebrações Litúrgicas.

A agenda inclui, já no próximo dia 12, a Missa na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, às 18h00 de Roma, na Basílica de São Pedro.

A ‘Missa do Galo’ está marcada para a véspera do Natal, às 21h30 locais (menos uma em Lisboa), na Basílica de São Pedro.

A Santa Missa da Noite da Solenidade do Natal do Senhor, na sua designação oficial, é presidida pelo canto da ‘calenda’.

A festa do Natal assumiu uma forma definida no séc. IV, quando tomou o lugar da festa romana do ‘Sol invencível’, no mesmo dia 25 (VIII Kalendas Januarias: no oitavo dia antes do dia 1 de janeiro), uma data com um simbolismo próprio.

Ainda hoje, na liturgia católica, se recita a chamada “calenda”, como anúncio do nascimento de Jesus, que a oração coloca na época da 194ª Olimpíada e no ano 752 da fundação de Roma, entre outras referências históricas.

A Missa do Galo (‘in galli cantu’), celebrada tradicionalmente por volta da meia-noite, assinala a hora em que, segundo a tradição, teria nascido Jesus.

Já no dia 25 de dezembro, Solenidade do Natal do Senhor, Francisco dirige a mensagem e a bênção natalícia ‘Urbi et Orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo], a partir das 12h00 locais, na varanda central da Basílica do Vaticano.

A habitual oração no último dia do ano na Basílica do Vaticano tem início marcado para as 17h00 de 31 de dezembro.

A celebração inclui, à imagem do que acontece em milhares de igrejas por todo o mundo, a proclamação do ‘Te Deum’ (nós te louvamos, Senhor), um dos mais antigos hinos litúrgicos que é cantado em celebrações solenes de ação de graças.

O Papa preside à missa a 1 de janeiro de 2017, por ocasião do Dia Mundial da Paz, às 10h00, e a outras duas cerimónias próprias desse mês: a solenidade da Epifania (dia 6, 10h00) e a festa do Batismo do Senhor (dia 8, 09h30), em que batiza algumas crianças na capela sistina, encerrando o tempo litúrgico do Natal.

OC

in



Sem comentários:

Enviar um comentário