Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Homeschooling, Ensino Doméstico Católico…do que se trata?

A nível legal, o Ensino Doméstico (ED) é:“aquele que é leccionado no domicílio do aluno, por um familiar ou por pessoa que com ele habite, e que se torna responsável pela ação educativa.”

Uma outra modalidade, o Ensino Individual (EI) é: “aquele que é ministrado por um professor diplomado a um único aluno fora do estabelecimento de ensino”.

Ou seja, significa que em Portugal, a escolaridade é obrigatória, mas para a obter, as crianças não têm forçosamente que frequentar uma escola pública ou privada. 

Assim, as famílias que sentirem o apelo do ED ou EI são livres de escolher esta modalidade de ensino. Basta para isso, assinalar na matrícula a sua preferência e apresentar as habilitações académicas do responsável pelo percurso de aprendizagem da criança. Através dela, podem proporcionar aos seus filhos uma educação rica e orientada no sentido do seu desenvolvimento integral. 

E, o que é o Ensino Doméstico Católico (EDC)? 

Das definições encontradas, ressaltam algumas características. Podemos dizer que o EDC promove um ambiente, materiais e vivência pedagógicos, propícios a alimentar a fé Católica em família e em comunidade, alicerçada no exemplo vivido da alegria do Evangelho e centralizada em Jesus Cristo.

O EDC desenrola-se tendo por base as metas curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação mas adaptadas ao indivíduo e, ao que lhe é significativo, por acreditar que toda a pessoa é única e irrepetível em suas 5 dimensões: física, social, emocional, racional e transcendente. Desenvolve-se e transmite-se em família, inserida na comunidade educativa, os valores educacionais integrais: morais e cristãos, promovendo o valor, características e talentos individuais de cada membro e a participação plena e harmoniosa na sociedade.

É um projecto educacional abrangente, criativo e ambicioso que deve ser vivido e apoiado em comunidade educativa para melhor desenvolvermos toda a potencialidade de cada um dos envolvidos. 

Helena Atalaia







Sem comentários:

Enviar um comentário