Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2017

A Urgência de uma Cidadania Ecológica

 
A nossa pátria é o ambiente. Sem menosprezar a língua portuguesa, a Fundação Betânia desafia à urgência de uma cidadania ecológica. Na dinâmica da encíclica ambiental do Papa Francisco, Laudato Si, o objetivo do encontro de hoje, é considerar a obrigação moral do cuidado da natureza. Olhar o ambiente como lugar de espiritualidade e o onde se percebe Deus. Nas imediações de Lisboa em Azoia, Colares, o dia será de encontro e perceção da “casa comum” e do seu cuidado que nos envolve a todos.

Nos Dominicanos em Lisboa as atenções vão, esta tarde, centrar-se na «Nova situação sócio-religiosa na Europa». Este é o ciclo de conferências que este mês tem levado ao Convento de S. Domingos diversas personalidades. Esta tarde, pelas 15:30 será Frei José Nunes a comentar «A perspetiva cristã do diálogo inter-religioso». Se quiser participar, uma forma fácil de chegar é pelo Metro até à estação do Alto dos Moinhos.

Se está em Bragança e considera Lisboa distante, pode participar na formação permanente do clero e dos leigos que este ano é dedicada a Maria. A formação é dirigida pelo bispo de Coimbra D. Virgílio Antunes, e vai percorrer o itinerário de ‘Maria, da Lumen Gentium à Evangelii Gaudium’, respetivamente desde a constituição dogmática do Concílio Vaticano II até à Exortação Apostólica do Papa Francisco. Será no salão nobre da Escola Secundária Emídio Garcia, antigo Liceu Nacional de Bragança, mas as inscrições já terminaram no dia 20.
O humor na religião é a proposta do programa Ecclesia para amanhã, na Antena 1. A partir das 06h00, um diálogo com Esther Mucznik (Comunidade Judaica), José Tolentino Mendonça (Igreja Católica) e Sheik David Munir (Comunidade Islâmica) gravado no Teatro São Luiz.
Bom dia


Sem comentários:

Enviar um comentário