Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Igreja, política e católicos

 
Bom dia e boa sexta-feira!
É já longa a tradição de intervenção específica de católicos na vida política portuguesa, embora para muitos a fé deva ficar num cofre quando se debatem estes temas… O presidente da República dá uma ajuda a este debate com a conferência ‘Cristãos e Democracia: um testemunho’. É hoje, às 21h00, no início da 3ª edição do ciclo ‘Nova Ágora’, promovido pela Arquidiocese de Braga.
Sexta-feira é dia de Semanário ECCLESIA, que nesta edição se centra na figura do Papa Francisco e a sua mensagem para a Quaresma de 2017. O texto deixa apelos à defesa da vida “frágil” e alerta para as consequências negativas de uma vida centrada no “dinheiro”. A partir destas ideias centrais, propomos uma série de questões para ajudar a viver o tempo de preparação para a Páscoa, já com algumas indicações vindas de responsáveis diocesanos em Portugal.
Também no semanário, um grupo de médicos especialistas em Cuidados Paliativos assina um comunicado conjunto, para lamentar a forma “desonesta” e “falsa” como, do seu ponto de vista, está a ser conduzido o debate sobre a eutanásia.
Uma equipa da Cáritas Portuguesa está na Grécia, com o objetivo de conhecer a situação dos milhares de refugiados ali radicados e avaliar novas formas de ajuda. A Agência ECCLESIA acompanha esta visita, com a reportagem do jornalista Henrique Matos.
Concluo com uma pequena curiosidade: há um ano, o Papa rezava por todos os migrantes que perderam a vida na tentativa de atravessar a fronteira entre México e EUA, em Ciudad Juárez. Um momento muito emocionante que vale a pena lembrar.
Octávio Carmo


Sem comentários:

Enviar um comentário