Páginas

segunda-feira, 20 de março de 2017

Crossfit espiritual

A vida embora cheia de muitas coisas, pessoas e solicitações, às vezes, carece de sentido, sentimos um vazio, uma falta que não sabemos bem definir, queremos mudar, procurar algo diferente que nos complemente e não sabemos por onde começar.

Para estar em boa forma física, é recomendável fazer exercício, praticar desporto. Do mesmo modo, para estar em boa forma espiritual há que exercitar o recolhimento interior, encontrar o silêncio num mundo cheio de barulho e  paz, nuns dias longe das confusões e das corridas diárias, pelo que é fundamental fazer um retiro - momento privilegiado para estar com Deus.

O silêncio é talvez uma das mais graves carências da nossa sociedade, até ao ponto de alguns terem medo dele. Procurar o recolhimento é uma constante na história da espiritualidade, porque nesse ambiente se dá mais facilmente o encontro da alma com o Criador.

Afastar-se do bulício, retirar-se uns dias para colocar diante de Deus os pesos que carregamos no coração, para que Ele nos alivie, ilumine com alegria e serenidade; enchermo-nos da Sua Ternura e da Sua Misericórdia; conhecê-Lo e conhecermo-nos melhor com a clareza da Sua luz; confiar mais n'Ele para que tome conta da nossa vida e a transforme; planear com Deus o rumo e as prioridades da vida: na família, no trabalho, no relacionamento com os outros e com Ele.

Os retiros espirituais, nas suas diversas modalidades, têm sido utilizados durante séculos pelos cristãos para melhorar a sua vida espiritual.

Igreja Católica recomenda um retiro espiritual por ano, podendo-se ler no Catecismo da Igreja Católica: "A meditação põe em acção o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo. Esta mobilização é necessária para aprofundar as convicções da fé, suscitar a conversão do coração e fortalecer a vontade de seguir a Cristo." #2708.

Fazer um retiro é um modo muito eficaz de nos aproximarmos de Deus. Para ouvirmos a Sua voz necessitamos de silêncio, de recolhimento interior que facilite o diálogo pessoal com Ele. Num clima de oração é mais fácil conhecê-Lo, conhecermo-nos melhor com a clareza da Sua luz, de modo que esse conhecimento ilumine, embeleze e aperfeiçoe a nossa vida. Um retiro pode mudar uma vida e, a partir dela, uma sociedade.

Um cristão deve amar apaixonadamente o mundo em que vive e os compromissos que dele decorrem, mas uns dias de retiro são necessários para nos ajudarem a distanciar um pouco da realidade do dia-a-dia, para olhá-la com mais objetividade e com perspetiva sobrenatural.
 
Maria d´Oliveira



Sem comentários:

Enviar um comentário