Páginas

sexta-feira, 16 de junho de 2017

17 por cento

Olá bom dia!
Votos de uma boa sexta-feira, seja a trabalhar ou a "fazer ponte"!
Hoje chega à banca digital a nova edição do semanário Ecclesia, com o dossier central sobre questões ligadas à integração das pessoas com deficiência na sociedade, nomeadamente nas comunidades crentes, sejam paróquias ou outras estruturas eclesiais. A Peregrinação jubilar ao Santuário de Fátima das pessoas com deficiência é ocasião para centrarmos atenções neste grupo de pessoas que são uma significativa percentagem na sociedade portuguesa: 17%. Mas, mesmo que fosse apenas uma pessoa, teria de merecer a mesma atenção e ter a mesma oportunidade de voz e vez na Igreja, 
Neste semanário, pode ficar a saber o percurso para a constituição do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, que espera ter equipas em todas as dioceses, e um conjunto de boas práticas em curso. Veja, por exemplo, o que Manuela Silva, cega, diz acerca da participação de todas as pessoas, também as que têm alguma deficiência, na Igreja Católica. Uma de muitas histórias que pode ouvir também na rádio, na Antena 1, a partir da próxima segunda-feira.
Esta quinta-feira celebrou-se a solenidade de Corpo de Deus, com a presença e a bênção de Jesus Eucarístico nas ruas de muitas cidades. Na Agência Ecclesia pode ler a reportagem da celebração em Vila de Conde, presidida por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, e com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. E, como em todo o Minho, com as ruas transformadas por tapetes de flores!
Nesta quinta-feira chegou a notícia do falecimento do religioso dominicano português Francolino Gonçalves, especialista no estudo da Bíblia. Nesta ocasião, ficam palavras de gratidão pela investigação do frei Francolino em Jerusalém, onde esteve durante quase 50 anos, e pelo trabalho na Comissão Bíblica Pontifícia, desde 2009, e a expressão de condolências à Família Dominicana.
Votos de uma boa jornada!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário