Páginas

terça-feira, 27 de junho de 2017

Beja: Bispo e sacerdotes da diocese refletiram sobre «futura Constituição Sinodal»

D. João Marcos reuniu-se com Conselho Presbiteral
Beja, 27 jun 2017 (Ecclesia) – O bispo de Beja encontrou-se com o Conselho Presbiteral da diocese para um debater sobre a “futura Constituição Sinodal” e a proposta para o Programa Pastoral 2017/2018, com o tema ‘Somos Povo de Deus, Igreja de Cristo e Templo do Espírito Santo’.
O Conselho Presbiteral de Beja informa que o programa para o novo ano pastoral tem como objetivo principal “entrar mais profundamente no mistério da Igreja, conhecê-la por dentro, cultivar a comunhão e praticar a sinodalidade” a nível diocesano, paroquial e familiar.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, explica-se que os objetivos são promover a “receção da Constituição Sinodal Diocesana; cultivar no presbitério diocesano uma verdadeira comunhão enraizada na humildade e na diaconia de Cristo” e cultivar a “reconciliação, a solicitude mútua, a corresponsabilidade e a comunhão” entre os fiéis, bem como praticar a sinodalidade na vida das paróquias.
Segundo o secretário do Conselho Presbiteral, o programa pastoral 2017/2018 da Diocese de Beja salientam-se como sugestões “mais relevantes” a celebração do Dia da Paróquia, “para fomentar o mútuo conhecimento dos diversos carismas, o diálogo e a colaboração harmoniosa”, e peregrinações à Igreja Catedral por arciprestados, na perspetiva da celebração dos 250 anos da Restauração da Diocese em 2020.
Sob a presidência de D. João Marcos, o conselho que representa os sacerdotes da Diocese de Beja refletiu sobre um documento apresentado pelo seu bispo dedicado ao batismo de filhos de casais em situação irregular.
Na reunião do dia 22 de junho, o bispo de Beja fez ainda um “balanço positivo” das visitas pastorais ao Arciprestado de Santiago do Cacém durante este ano realçando “algumas mudanças de metodologia” em relação ao ano anterior.
Neste contexto, o prelado anunciou que as visitas pastorais no próximo ano se realizam ao Arciprestado de Moura que abrange os concelhos de Barrancos, Moura e Serpa.
CB
in



Sem comentários:

Enviar um comentário