Páginas

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Escutismo: Mais de 22 mil escuteiros desafiados a «Abraçar o Futuro»

Acampamento nacional arranca em Idanha-a-Nova com visita inédita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Lisboa, 31 jul 2017 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) dinamiza a partir de hoje o seu acampamento nacional – ACANAC - onde mais de 22 mil escuteiros vão ser desafiados a ‘Abraçar o Futuro’ através de workshops, jogos, celebrações, missões e convívio.

“A proposta é que cada um seja capaz, numa atitude própria do jovem, própria da criança, na sua ação quotidiana e diária estar mais empenhado com a construção de um mundo mais feliz, mais alegre, uma comunidade mais sustentável, amiga do ambiente”, disse o chefe nacional do CNE à Agência ECCLESIA.

Ivo Faria realça que o tema do ACANAC 2017 ‘Abraça o Futuro’ é os escuteiros estarem “comprometidos com o amanhã”, serem “socialmente mais responsáveis”.

O acampamento nacional dos escuteiros católicos começa oficialmente hoje, mas as crianças e jovens já começaram a chegar este domingo ao Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE), em Idanha-a-Nova, e vão ser mais de 22 mil participantes envolvidos em atividades até 6 de agosto.

O responsável nacional comenta que esta é “a maior atividade que alguma vez” realizada em Portugal em acampamento.

“É desafiante: a organização do acampamento, que começou a trabalhar no ano passado, está dividida por áreas de trabalho, quer nos aspetos mais logísticos e de suporte, quer também na parte mais importante que é a animação”, desenvolve Ivo Faria.

Beatriz Chambel, do Agrupamento 890, da Região de Évora, participa pela segunda vez no ACANAC e há cinco anos ainda estava no primeiro ano nos escuteiros.

Com 13 anos viveu uma “experiência completamente nova”, porque “nunca” tinha estado numa atividade de “tão grande dimensão”.

“Não estava à espera de sair de lá tão feliz, e experienciei coisas que nunca tinha experienciado, muitas atividades diversificadas”, destaca.

Participar no ACANAC é um objetivo de cada escuteiro no início de cada que há um acampamento nacional: “Temos o objetivo de ir, trabalhar para chegar lá, aproveitarmos e desfrutar da experiência ao máximo”.

Sobre o tema ‘Abraçar o futuro’, com preocupações ambientais e de sustentabilidade, Beatriz Chambel refere que é diferente ter ideia de que “é preciso ter cuidado com o desperdício” do que “pôr em prática” essa convicção.

“É isso que tentamos fazer nos escuteiros pôr em prática aquilo que em teoria nos dizem que é o mais correto”, acrescenta a escuteira do Agrupamento 890, da Região de Évora.

Ivo Faria refere que os participantes, em campo, estão divididos em quatro grupos etários - dos seis aos 10 anos, lobitos; 10-14 exploradores/moços; 14-18 pioneiros/marinheiros, 18-22, caminheiros/companheiros – e cada um tem “oferta adequada à idade e ao imaginário”.

Hoje, a partir das 17h00, o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar o ACANAC e do programa destaca-se também a tertúlia entre o secretário de Estado da Educação, João Costa, e o presidente do Comité Mundial do Movimento Escutista, o português João Armando Gonçalves, pelas 21h30 de 3 de agosto.

O penúltimo dia de acampamento nacional, 5 de agosto, é o Dia de Eucaristia com celebrações em cada secção e às 22h00 começa a festa de encerramento.

A Imagem da Virgem Peregrina de Fátima vai estar a acompanhar o 23.º acampamento nacional de escuteiros; hoje, às 21h30, está prevista uma celebração de abertura do campo com a presença do padre José Nuno Silva, capelão e responsável pela pastoral jovem do Santuário de Fátima.

“É a primeira vez que a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima se desloca a um acampamento nacional de escuteiros e para a transportar os escuteiros construíram um andor de troncos de madeira entrelaçados com cordas”, adianta o Santuário de Fátima.

ACANAC 2017 vai estar no centro das emissões do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública, entre hoje e sexta-feira, pelas 22h45.

A Agência ECCLESIA vai acompanhar o quotidiano do campo com reportagens dos participantes, através das suas contas nas redes sociais Instagram e Facebook.

PR/CB/OC
in



Sem comentários:

Enviar um comentário