Páginas

terça-feira, 19 de setembro de 2017

A Exaltação da Santa Cruz!

A Festa da Exaltação da Santa Cruz celebrada no dia 14 de Setembro, tem a sua origem na descoberta do verdadeiro lenho da Santa Cruz por Santa Helena, mãe de S. Constantino, O Grande, em 14 de Setembro de 327 (segundo algumas versões, em 320). Santa Helena, em peregrinação à Terra Santa, mandou derrubar um templo dedicado à deusa pagã romana, Vénus, que fora construído sobre o Calvário e construir em seu lugar uma grande Basílica. 

Durante as escavações para as fundações da nova igreja, foram encontrados alguns instrumentos da Paixão de Jesus Cristo e três cruzes. A verdadeira Cruz foi identificada quando uma destas foi capaz de curar uma enferma (em outras versões, de ressuscitar um morto). Em 335 foram dedicadas as duas grandes basílicas construídas junto do monte Calvário: a Basílica de Anástasis (da Ressurreição) e a do Martyrium (do Martírio). A dedicação das basílicas deu-se precisamente no dia 14 de Setembro e era comemorada nesta mesma data em cada ano, com grande solenidade.

Esta festa difundiu-se rapidamente de Jerusalém para as demais igrejas do Oriente cristão, entre as quais, Constantinopla e Antioquia. De uma comemoração regional da igreja, passou à festa universal ao ressaltar não mais a dedicação das igrejas, mas sim o mistério da Cruz do Senhor. Nesta data, as igrejas que possuíam relíquias da Santa Cruz, expunham-nas à veneração, o que fez com que a festa crescesse em apreço diante dos fiéis.

Em Roma, a festa foi introduzida em meados do século VII, quando bispos de origem oriental, começaram a ser eleitos para o trono de Pedro. Com o Papa Sérgio (687-701) iniciou-se o costume de mostrar aos fiéis, nesta data, a relíquia da Santa Cruz conservada em Roma. No século XIII, foram acrescidas solenes procissões e a veneração das relíquias pelo Papa, os cardeais, o clero e todo o povo. Outro fator que favoreceu a devoção às relíquias da Santa Cruz no século VII, foi a recuperação de um fragmento, das mãos dos persas, pelo Imperador de Constantinopla, Heráclio, em 635.         

Segundo a tradição, ao reconduzir solenemente a Santa Relíquia à Basílica do Santo Sepulcro, Heráclio fora misteriosamente incapaz de entrar na igreja. Somente foi capaz de transpor as portas do templo, quando retirou a sua capa, a sua coroa e os sapatos. Desta tradição, originou-se a prescrição de o sacerdote adorar a Santa Cruz na Sexta – feira Santa sem a casula, e com a cabeça descoberta…                                                                                           
A festa da Exaltação da Santa Cruz celebrada no dia 14 de Setembro, recorda-nos a doação definitiva de Jesus Cristo. Mas a Cruz de Jesus, é um mistério de Deus desde toda a eternidade, e já foi manifestada a nós. Antes de mais, a Cruz é uma manifestação de amor, um grande mistério! É a Festa da Exaltação de Cristo, vencedor. Para nós cristãos, o lenho sagrado é o maior símbolo da nossa fé! Quando fomos apresentados na cerimónia batismal, o primeiro sinal de acolhimento foi o sinal da cruz traçado em nossa fronte, pelo ministro do batismo, pelos pais e padrinhos, assinalando-nos para sempre com Cristo.

Foi na Cruz que Jesus Cristo ofereceu ao Pai o Seu Sacrifício. Por isso, é justo que veneremos o sinal e o instrumento da nossa libertação. Objeto de desprezo, patíbulo de infâmia até ao momento em que Jesus, obediente até à morte, nela foi suspenso, a Cruz tornou-se, desde então, motivo de glória, pólo de atração para todos os homens. Ao celebrarmos esta festa, queremos proclamar que é da Cruz, sinal do amor universal de Deus, fonte de toda a graça, que deriva a vida da Igreja. Queremos também manifestar o nosso desejo de colaborar com Cristo na salvação dos homens, aceitando a Cruz, que a carne e o mundo fizeram pesar sobre nós (G. S. 38). O lenho sagrado não é uma divindade, um ídolo, feito de madeira, barro, bronze, mas ele é para nós santo e sagrado, porque dele pendeu o Salvador do mundo. Ele é o símbolo universal do cristão! Com orgulho e devoção, ele é a nossa marca, o sinal da nossa identidade, vocação e missão. 

Traçando o sinal da cruz em nossa fronte, a todo o momento, nós louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, agradecendo tão grande bem e amor que, pela Cruz, o Senhor continua a derramar sobre nós…A Cruz é também a exaltação de Cristo, conforme Ele próprio diz: ”Quando Eu for exaltado, então atrairei todos a Mim (Jo 12, 32). Assim, o madeiro sagrado, é a glória e a exaltação de Jesus Cristo! Celebrando a Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebramos a vitória de Cristo, que nos possibilita, desde agora, celebrar a nossa futura glória no Céu...

Pois se morremos com Cristo, cremos também que viveremos com Ele! ( cf.Romanos 6, 9 ).

Maria Helena Marques
Prof.ª Ensino Secundário



Sem comentários:

Enviar um comentário