Páginas

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Já não há tempo…nem para o mais importante!

Ainda não percebi bem o que querem de mim...

Enquanto sou bebé, passo 8 ou 9 horas por dia na creche, até que a minha mãe ou o meu pai, me venham buscar. Chego a casa cansado, como, os meus pais cansados, olham para mim, dizem blá-blá-blá, eu rio-me, eles também e vou para cama.

Ando assim 5 ou 6 anos.

Depois entro na escola.

Entro logo de manhã, às vezes debaixo de chuva, vento e muito frio e estou dentro da escola, 6 ou 7 horas, até que a minha mãe ou pai me venha buscar.
Em casa, faço os TPC's,, com a ajuda possível dos meus pais, que estão cansados, frustrados, revoltados com o trabalho, que mal dá salário para vivermos com dignidade, até que chega a hora do jantar, feito pela minha mãe.

Depois olham para mim, com os olhos cansados, mas ainda com energia para dizerem blá-blá-blá. Eu ainda me rio, eles também, lavo os dentes e vou para a cama.

Ando assim mais 4 anos.

Entro na escola secundária. Tenho muitos professores e muitas disciplinas. Fico lá 6 ou 7 horas, até tocar para a saída. 

Nos primeiros tempos ainda espero pelo meu pai (é ele que tem o carro), e vou para casa. Mas, alguns 3 ou 4 anos depois, já vou sozinho para casa. Apanho os transportes públicos, cheios de adultos que até me pisam para entrarem primeiro que eu, mostro o "passe" e chego a casa. Cansado!

Beijo o meu pai, também cansado, Beijo a minha mãe na cozinha, também cansada, e tento fazer os TPC's. Por vezes adormeço. Muitas vezes não consigo fazê-los. E então já sei que os professores vão escrever um "recado" ao meu pai. E depois vou ser castigado. Mesmo que esteja cansado! 

No dia seguinte, o professor grita comigo e pergunta se os meus pais não têm tempo para me dar educação.

Eu não respondo, mas apetece-me!

Alguns dos meus colegas, respondem! 

E os professores dizem que não são educadores. Que os educadores devem ser os pais. 

Só que os professores estão comigo 7 horas por dia, se não faltarem às aulas. 

Os meus pais, estão comigo, talvez, 2 ou 3 horas por dia, o resto é para comer e dormir.

Fico a pensar, quem é que me pode educar?

Acho que os adultos estão loucos!

Vou começar a fazer birra!

Talvez me olhem de outra maneira...

Acho que vou começar a fumar nas traseiras da escola. Está lá a malta da turma.

Eles até não se importam de "partilhar aqueles cigarros que eles próprios fazem". Eles dizem que aquilo é um paraíso.

Talvez experimente.

Os professores não vão dizer nada porque não são meus educadores.

Os meus pais não vão dizer nada porque na escola ninguém tem obrigação de me vigiar e em casa os meus pais estão cansados e só estão comigo (acordados) 2 ou 3 horas.

Os adultos dizem que eu sou mal-educado mas não é verdade, eu não tenho educação nenhuma mesmo.

Porquê?

Porque os adultos não têm tempo!

NOTA: 
Não tenho nada contra os Pais ou os Professores, mas tenho contra esta Sociedade desequilibrada! 


João Pessoa




Sem comentários:

Enviar um comentário