Páginas

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Quando o cargo não diminui o caráter

Em silêncio e de olhar fixo na terra, de novo... Há poucos dias faleceu D. António Francisco dos Santos; este domingo, morreu D. Manuel Martins, aos 90 anos. Um bispo cujo cargo não fagilizou o caráter e de quem ouvi um dia dizer que quando um filho faz uma asneira pode precisar mais de um beijo do que de um castigo.
Primeiro bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, fica na História da diocese e do país pela determinação e frontalidade que colocava nas suas intervenções sociais, na defesa da liberdade e na denúncia das desigualdades entre os humanos. Assim o recordou o presidente da República, o primeiro-ministro português, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, o bispo de Angra, entre muitas outras reações.
De palavra firme e oportuna, o bispo de Setúbal entre 1975 e 1998 comprova que, no seu caso, o cargo não diminui o caráter. Pelo menos na denuncia das injustiças e no combate à fome numa região em reconstrução social. Quando chegou à Diocese do Sado, disse: “Nasci bispo em Setúbal, agora sou de Setúbal. Aqui anunciarei o Evangelho da justiça, da paz e do amor”. Uma afirmação que repetiu 4 décadas depois, na celebração dos 40 anos de ordenação episcopal.
Foi nessa ocasião que ouvi uma das suas frases que mais recordo: “Um filho que procede mal pode precisar de um beijo". Um bom conselho para os pais, fundamentado por certo na sua experiência de "paternidade" junto de tantos desempregados, toxicodependentes e esfomeados que encontrava nas madrugadas de cada dia.
Obrigado, D. Manuel Martins!
Paulo Rocha
PS. As exéquias fúnebres de D. Manuel Martins vão celebrar-se na terça-feira, pelas 15h00, no Mosteiro de Leça do Balio (Matosinhos - Porto), terra natal do bispo emérito de Setúbal; o seu corpo vai estar em câmara ardente no Mosteiro, esta segunda-feira, entre as 09h00 e as 24h00, e terça-feira, dia 26, entre as 09h00 e as 12h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário