Páginas

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Capelães militares: um caminho com 50 anos

Hoje é dia de semanário e através dele entramos no ambiente militar para descobrir a assistência religiosa neste contexto.
Por ocasião dos 50 anos da assistência espiritual nas Forças Armadas recordamos histórias e protagonistas de quem em tempo de guerra fez “papel de pai, mãe, confidente e até banco”. A entrevista ao padre José Sanches Pires, capelão militar no Quitexe, Angola, integrado no Batalhão de Cavalaria 1917 - de 1967 a 1969, é uma das muitas histórias que pode descobrir na mais recente edição que hoje divulgamos.

Decorre em Roma a peregrinação da Universidade Católica Portuguesa por ocasião dos 50 anos da sua instituição. Ontem a delegação de 150 pessoas foi desafiada pelo papa Francisco, em audiência privada, a ajudar alunos a encararem a sua formação superior não como um “sinónimo de maior posição”, de “mais dinheiro ou prestígio social”, mas sim como um “sinal de maior responsabilidade” social.
“Não basta realizar análises, descrições da realidade; é necessário gerar espaços de verdadeira pesquisa, debates que gerem alternativas para as problemáticas de hoje”, frisou Francisco, num encontro cujo teor pode encontrar na Ecclesia.
Hoje a delegação portuguesa vai estar na igreja de Santa Ana, no Vaticano, para uma Missa de Ação de Graças e de tarde, pelas 18h30, participa num concerto de Órgão na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, seguido de uma receção oferecida pela instituição académica.
«A verdade e a sua construção: tensões e contradições na leitura dos factos» é o tema que vai juntar hoje à mesa jornalistas nas III Jornadas diocesanas de Comunicação Social, na ilha do Pico, nos Açores. O chefe de redação da Agência, Octávio Carmo, é um dos intervenientes neste debate, a conferir na página da Agência e no site igrejaacores.
Mas há mais para descobrir neste dia no endereço habitual: ver, ouvir e ler para verbos essenciais para fazer deste um dia melhor.
Até já

Sem comentários:

Enviar um comentário