Páginas

domingo, 15 de outubro de 2017

O Santuário de Fátima acolhe relíquia de São João Paulo II!

Entre os dias 21 e 22 de outubro, uma relíquia do Papa São João Paulo II será exposta para veneração dos fiéis no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

No dia 21, o acolhimento será feito na Capelinha das Aparições com a recitação do terço, seguindo para a Capela da Ressurreição de Jesus. No dia seguinte, 22, a relíquia do Papa polaco permanecerá exposta para veneração até às 18h 30, quando se celebrará uma Missa votiva de São João Paulo II, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Através de uma nota, o Santuário de Fátima ressalta a proximidade do Pontífice polonês com a Virgem de Fátima. “A aceitação da presença desta relíquia em Fátima deve-se essencialmente à ligação profunda existente entre São João Paulo II e Fátima, que o Santuário procura também sublinhar neste ano do Centenário”. 

Karol Wojtyla, desde tenra idade teve uma forte devoção a Nossa Senhora. Quando nomeado Bispo escolheu para as armas episcopais, a letra M colocada junto à cruz e o lema Totus Tuus (Todo Teu). Após o atentado na Praça de S. Pedro, ocorrido no dia 13 de maio de 1981, o Papa João Paulo II agradeceu a Nossa Senhora de Fátima por se ter salvado e no ano seguinte (1982), veio pela primeira vez ao Santuário de Fátima, como peregrino!

Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa a 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polónia), a 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, a 02 de Abril de 2005, tendo vivido a ocupação nazi da Polónia.

Depois de frequentar o seminário maior clandestino de Cracóvia, até à sua ordenação como sacerdote em 1946, seguiu depois para Roma onde se doutorou em teologia e foi ordenado bispo a 28 de setembro de 1958 e em 1964, arcebispo de Cracóvia. 

Foi eleito Papa, com o nome de João Paulo II, a 16 de outubro de 1978; beatificado a 01 de maio de 2011 pelo seu sucessor Bento XVI e canonizado no ano de 2014. 

A biografia oficial de João Paulo II, preparada pelo Vaticano para a sua beatificação, destacava o “grave atentado” sofrido pelo papa polaco a 13 de maio de 1981, na Praça de S. Pedro, sublinhando que Wojtyla “perdoou ao autor” do ataque.       

Na sua primeira visita ao Santuário de Fátima, em maio de 1982, o Papa agradeceu a Nossa Senhora “a proteção concedida” e, nessa mesma noite, registou-se um novo incidente durante a procissão das velas; o padre integrista espanhol Juan Fernandez Maria Khron, de 32 anos, vindo de Paris, tinha o objetivo claro de matar João Paulo II o que, graças a Deus, não conseguiu...   

No ano de 1991 o Santo Padre veio novamente a Fátima, em 13 de maio, assim como no ano 2000, para beatificar os Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto e onde a seguir, foi revelada a terceira parte do chamado segredo de Fátima   

Recordamos que o atentado contra o Papa João Paulo II, na Praça de S. Pedro, aconteceu há 36 anos, a 13 de maio de 1981, uma data evocada recentemente pela Rádio Vaticano.

A emissora pontifícia recorda que o santo polaco estava em pé no papamóvel, saudando e abençoando os peregrinos, quando às 17h.17 locais “dois estampidos ensurdecedores” ecoaram na Praça de S. Pedro.

O Papa caiu e foi amparado pelo seu secretário, o então padre Stanislaw Dziwisz, hoje cardeal e arcebispo de Cracóvia, o qual recordou uma frase que São João Paulo II repetia várias vezes: “Nossa Senhora de Fátima salvou-me a vida”! 

Após os disparos, relata a Rádio Vaticano, os fiéis ficam aterrorizados, choram, ajoelham-se, rezam o Terço.

A viagem do Vaticano até ao Hospital Gemelli durou 15 minutos e o médico pessoal do Papa, Renato Buzzonetti, recorda que Karol Wojtyla “rezou ininterruptamente”, em polaco.

João Paulo II foi submetido a uma cirurgia “longa e complicada”, porque perdeu muito sangue e os tiros atingiram diversos órgãos.

A polícia italiana interroga o turco Ali Agca, a quem o Papa se dirige no primeiro `Regina Coeli` depois do atentado, a 17 de maio de 1981, falando da sua cama no Gemelli: “Peço pelo irmão que me feriu, a quem perdoei sinceramente”

A 13 de maio de 1982, exatamente um ano após o atentado, o Papa João Paulo II visita o Santuário de Fátima para agradecer a Nossa Senhora! 

“Eis que hoje aqui estou! Vim para agradecer à Divina Providência, neste lugar, que a Mãe de Deus parece ter escolhido de modo tão particular”.

Fez uma maravilhosa homilia sobre a pertinência da Mensagem de Fátima para o século XX em relação com os sofrimentos e as ameaças apocalípticas que então pesavam sobre as nações e a humanidade.

Em 25 de Março de 1984, na Praça de S. Pedro, diante da Imagem da Capelinha das Aparições, levada de propósito a Roma, e em união espiritual com todos os bispos do mundo, João Paulo II realizou o ato de entrega do mundo e da Rússia a Nossa Senhora para cumprir o seu pedido em Fátima. No mesmo dia, o Papa oferece ao bispo de Leiria – Fátima a bala do atentado que veio a ser encastoada na coroa preciosa da Imagem da Capelinha das Aparições.

Apraz-nos recordar, ainda, dois felizes acontecimentos: a queda do muro de Berlim em 1989 e a libertação da Europa oriental, do jugo comunista!

Finalmente, voltou em peregrinação a 13 de Maio de 2000, para a Beatificação dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. No final da celebração tornou pública, através do Secretário de Estado, Cardeal Sodano, a terceira parte do Segredo de Fátima. Nessa altura, também ofereceu a Nossa Senhora o anel com o lema: “Totus Tuus” que o Cardeal 
Wiszinsky lhe havia ofertado no início do seu Pontificado. 

Podemos dizer que, realmente, São João Paulo II foi o Papa de Fátima!

Maria Helena Marques



Sem comentários:

Enviar um comentário