Páginas

domingo, 26 de novembro de 2017

D. José Traquina já é bispo de Santarém

É certo que D. José Traquina já é bispo de Santarém mas a entrada solene e a festa com toda a diocese vai acontecer esta tarde, na Igreja de Santa Clara, às 16h. Se não pode estar no local, a Internet e a Agência Ecclesia vão ajudá-lo a participar na ocasião, com uma transmissão em direto de toda a cerimónia.

Enquanto espera pelo início da celebração aproveite para ver o programa 70X7 (), na RTP2. O jornalista José Carlos Patrício acompanhou D. José Traquina dias antes da sua saída do patriarcado de Lisboa e esteve em Santarém colhendo expetativas. Também no programa de rádio () na Antena 1 traçamos o perfil mais particular do terceiro bispo da diocese escalabitana.


Este foi um fim-de-semana cheio em atividades:

As escolas católicas viveram as I Jornadas e ali D. Manuel Clemente falou na i coexistência do papel do Estado com as iniciativas de subsidiariedade que o sector vai propondo.

Também o Papa Francisco se uniu ao encontro, através de uma mensagem ) enviada aos participantes, onde pediu uma diferenciação pela qualidade formativa das instituições católicas.


A Comissão Nacional Justiça e Paz realizou a sua conferência anual propondo os migrantes como tema central. Também aqui o cardeal-patriarca de Lisboa lembrou que o bom acolhimento não pode ser feito apenas a turistas, mas a migrantes.

Na Pastoral Juvenil é crescente a expectativa em torno do Sínodo dos Bispos que em outubro de 2018 se vai debruçar sobre a realidade dos jovens. D. Joaquim Mendes, Presidente da Comissão Episcopal que tutela este setor, pediu a todos a sua participação no questionário que se encontra disponível até dezembro sublinhando que o Sínodo é para todos, «crentes e não crentes, jovens de fora e de dentro das Igreja».

Também o novo diretor do Departamento nacional da pastoral juvenil assumiu querer fazer caminho conjunto com responsáveis dos secretariados diocesanos e dos movimentos.


No Vaticano o novo embaixador de Portugal junto da Santa Sé foi recebido pelo Papa Francisco numa audiência privada para apresentação das cartas credenciais. António José Emauz de Almeida Lima enalteceu o esforço diplomático da Santa Sé na questão da paz e assegurou  a sua disponibilidade para prosseguir as boas relações entre os dois Estados.
Mas há mais para descobrir na página da Agência Ecclesia. Encontramo-nos por lá?
Tenha um bom dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário