Páginas

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O Papa Francisco fará uma visita pastoral ao continente asiático entre 27 de Novembro a 2 de Dezembro


Esta  visita deve-se ao  convite feito  pelos responsáveis  de Estado e  dos Bispos de Myanmar e do Bangladesh. 

O que  leva  o Sto  Padre a estes  dois  países? 
Leva a esperança contra a violência e descriminação que atinge  as minorias étnicas e religiosas. 

Em  Myanmar, país onde  predomina o budismo (90%) a comunidade cristã representa  apenas 4%.  
Bangladesh é  de maioria muçulmana e os  fiéis católicos representam  0,2%.

Nestes  dois países o entusiasmo  é  intenso  para  este  grande evento, concretamente para Myanmar dado  que  é  a  primeira  vez  que  recebe a visita de um  Papa.


Bangladesh tinha sido já visitado por  São  João  Paulo II. 
Todos os católicos  estão envolvidos  nesta visita, concretamente  na organização dos encontros e dos transportes para  que todos possam ver  o Papa.

Para além  desta logística, também é  de  grande importância a preparação espiritual dos  fiéis, porque "o Papa chegará como uma forma  de peregrino, e é por isto que  os  fiéis locais estão vivendo a espera como uma forma de peregrinação "- Cardeal D' Rozario, Arcebispo da  capital do Bangladesh. 

 O encontro inter-religioso e ecuménico pela paz, será  um dos pontos altos da visita, para além  de  outros encontros também importantes.

A situação dos refugiados, um tema  de grande preocupação do Santo Padre  destacando sempre a dignidade do ser humano. 

Também o fanatismo islâmico é preocupante não dando nenhuma segurança aos habitantes do Bangladesh porque  as principais vítimas deste fanatismo são as minorias religiosas. 

É  de salientar o interesse que os meios  de comunicação social demonstraram por esta visita papal, concretamente os canais televisivos que irão transmitir o evento em direito.

No entanto, a  Igreja em  Bangladesh conserva uma fé bem sólida que pode servir de exemplo aos cristãos ocidentais "os quais por vezes têm medo ou vergonha de mostrar a sua identidade religiosa. Os cristãos bengaleses, ao invés, vivem abertamente a sua fé e mostram-na com orgulho "( Pe Costa).

Adelaide Figuinha
Professora



Sem comentários:

Enviar um comentário