Páginas

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Canal árabe cristão

Desde o primeiro programa transmitido em 1996, a televisão por satélite SAT-7, sediada em Nicosia-Chipre, tem levado programação cristã, directamente a milhões de lares de todo o Médio Oriente e Norte de África, transmitindo através de 6 canais nos idiomas árabe, iraniano, persa e turco a um amplo público de mais de 15 milhões de espectadores!

Numa região que se caracteriza pelo elevado número de analfabetismo, pela censura nos meios de comunicação, qualquer pessoa com uma antena parabólica pode aceder à SAT-7 e ver e escutar a Palavra de Deus no seu idioma. Os telespectadores podem unir-se a uma comunidade mundial de cristãos na intimidade de seus próprios lares, o que significa muito para os que vivem em lugares afectados pela violência ou pela opressão.

Mais da metade da população do Médio Oriente e da África do Norte tem acesso à televisão por satélite e em países como o Iraque, a TV por satélite é utilizada por mais de 90% da população, sendo para todos o meio principal de acesso à informação e ao entretenimento.  Mas, mais importante ainda, é que nenhuma tecnologia existente actualmente, permite que um canal de satélite seja bloqueado sem interromper dezenas de outros canais. Assim é possível que a SAT-7 possa transmitir diariamente, sem censura, programação cristã em todas estas regiões!

A programação está ao ar durante 24 horas diárias, inclui talksows sobre assuntos quotidianos e religiosos, aprofundados por especialistas em cada matéria. Mas o ponto forte da programação são os filmes e documentários inspirados em episódios da Bíblia. No Médio Oriente, a tradição de contar histórias é muito antiga e valorizada. Os sinais da SAT-7 atravessam fronteiras, tornando-se numa fonte de alento e de esperança para aqueles que buscam desesperadamente respostas às preocupações da vida, num mundo cada vez mais perturbado.

O SAT-7 TÜRK é o primeiro e o único canal cristão a transmitir pelo satélite Túrksat. Este satélite é controlado pelo governo da Turquia e tem 50 milhões de telespectadores!  O canal também lançou um Centro de Notícias em ambos os idiomas, turco e inglês, para apresentar eventos actuais, analisados a partir de uma perspectiva cristã.  Numa nação com população de 80 milhões de pessoas, SAT-7 TÜRK é uma voz viva para expressar a fé em Jesus Cristo aos 150.000 cristãos, que são uma minoria na Turquia.

Em 2007,  foi criado um canal infantil, o SAT-7 KIDS, com programas de cultura geral e reportagens do mundo árabe. Nunca entram em temáticas políticas, nem nas questões internas do mundo árabe e quando têm de abordar assuntos polémicos, como o papel da mulher, procuram não ferir a sensibilidade dos telespectadores.

Mas a sensibilidade não é a única razão de reconhecimento que a emissora conseguiu das autoridades locais. Mais de dois terços dos funcionários da Sat7 são da região e cerca de 80% dos programas são produzidos no Médio Oriente, em especial no Egito e no Líbano.

Existem cerca de 125 milhões de jovens de língua árabe menores de 16 anos de idade no Médio Oriente e África do Norte. A maioria deles têm acesso à televisão pelo satélite SAT-7 KIDS, que é o único canal árabe cristão para estas crianças e também é muito popular entre os adultos.

No dia 20 de novembro de 2013, por ocasião da Dia Mundial dos direitos da Infância e da Adolescência, foi lançado, em  Beirute, um novo canal árabe online NourKids, dedicado exclusivamente às crianças e aos jovens com idade entre 3 e 15 anos. 

Este canal via satélite transmite 24 horas por dia e a sua programação inclui representações, programas educativos inspirados nos valores da família e da paz, de entretenimento inteligentes, desenhos animados, programas musicais dedicados a crianças, ajudando-as a sentir o amor de Deus por elas, o amoroso plano divino para suas vidas, bem como o conhecimento dos próprios direitos, ensinando-lhes que não existem diferenças entre uma criança cristã e uma muçulmana, entre uma branca e uma negra, enriquecendo as suas vidas com a cultura da vida e a civilização do amor.

A partir do dia 1 de setembro de 2017, nasceu um novo projeto televisivo, a nível internacional e por satélite, especialmente direccionado para a formação complementar de crianças árabes refugiadas e deslocadas, um pouco por todo o mundo.

De acordo com informações avançadas pela Associação Católica Mundial para a Comunicação (SIGNIS), o canal em causa é especialmente direccionado para uma audiência localizada “no Médio Oriente e Norte de África”, mas também “está visível online”, através da internet, em todos os continentes. A ideia é servir as cerca de “30 milhões de crianças” que estão hoje sem acesso à educação, em países de conflito.

“As escolas que não foram destruídas estão sobrelotadas, e o medo da violência tem feito com que os pais não deixem os filhos sair de casa, e que os professores abandonem os seus postos”, recorda a SIGNIS, para quem este projecto será uma oportunidade para prevenir toda uma “geração” de crianças “perdidas”.

Esta iniciativa pretende também ajudar a combater o “vazio” educativo que ameaça as crianças refugiadas e deslocadas, dando ferramentas pedagógicas a não só aos mais novos mas também “aos pais e professores”.

Entre as áreas de abrangência deste novo canal estarão temas mais genéricos como a saúde e os cuidados pessoais, mas também outros mais específicos, direcionados para ajudar os mais novos a lidarem com “traumas” e outras questões resultantes da situação difícil em que se encontram.

E eis que, nos tempos conturbados em que vivemos, a cadeia de televisão SAT-7 e outras, difundem o amor a Deus no Médio Oriente, no Norte de África chegando a outros continentes, projectos com grande repercussão, mas pouco divulgados.

José M. Esteves






Sem comentários:

Enviar um comentário