Páginas

sábado, 16 de dezembro de 2017

Cuidar de todos

Bom dia!
Quase seis meses depois do trágico incêndio com epicentro em Pedrógão Grande, as organizações católicas continuam no terreno dando apoio à população afetada. Cáritas e Misericórdias vão prestando contas de um trabalho que é cada vez mais visível, sobretudo na reconstrução das casas. E a ECCLESIA não deixará de o manter informado.
A Cáritas Diocesana de Coimbra promove hoje um concerto para as comunidades locais, com fins solidários. Neste Natal, D. Virgílio Antunes, bispo diocesano, recordou as vítimas dos incêndios e deixou uma mensagem de esperança num ano marcado pelo sofrimento
Em Lisboa, a Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz quer «Dar a Volta» à vida das pessoas sem-abrigo, O Cardeal-patriarca preside à Missa dominical, pelas 12h00, encontrando-se com os convidados e voluntários. No mesmo dia, marca presença no local o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.
O presidente da República vai hoje a Priscos, para a inauguração daquele que se apresenta como o maior presépio ao vivo da Europa.

Se não leu esta mensagem bem cedo, é provável que já tenha acabado a celebração da Missa do Parto na maior parte das paróquias madeirenses. Por cá, um grupo de católicos do arquipélago promove esta celebração especial na novena de Natal, na Paróquia de Alfragide.
No Vaticano, hoje é dia do Concerto de Natal 2017, que vai decorrer na Sala Paulo VI. A iniciativa vai angariar fundos para projetos educativos, na República Democrática do Congo e na Argentina, destinados a crianças e jovens, e conta com a atuação de artistas como Annie Lennox, Patti Smith e Joaquín Cortés.
Da sexta-feira chegou uma notícia ecológica e ecuménica: várias organizações cristãs unem-se para promover «cultura cívica de responsabilização e cuidado», numa iniciativa inspirada na encíclica 'Laudato Si', do Papa Francisco.
Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário