Páginas

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Presépios do Norte de Portugal


No dia 7 de dezembro, pelas 12H00, inaugura na Galeria Norte uma nova exposição temporária de presépios da riquíssima e vasta Colecção Canha da Silva.

Depois das exposições temporárias dedicadas ao Alentejo (2016) e a África (2017), mostramos desde dezembro até ao final de outubro de 2018 uma nova exposição temática, desta vez dedicada ao Norte de Portugal.

O conceito de artesanato remete para um tipo de produção ligado a uma determinada comunidade, afirmando-se pela reconhecida componente cultural. retende-se, nesta exposição, criar um espaço que convide a aprofundar o conhecimento do artesanato do norte de Portugal na sua expressão de intensa religiosidade, usufruindo ao mesmo tempo desta arte tão variada e bela. A colecção Canha da Silva é formada por cerca de 300 presépios desta região, dos quais 207 estão aqui expostos e 37 integram a exposição permanente.

Característicos são os trabalhos em barro, a cestaria, a tecelagem manual, a latoaria, as rendas e os bordados, que no Minho se mostram de maneira mais exuberante e variada. As rendas de bilros surgem sobretudo nas localidades do litoral, como Vila do Conde, confirmando o ditado popular “onde há redes há rendas”.

Destaca-se ainda a produção de Barcelos, com um figurado pleno de encantamento que afirma no barro vermelho a sua devoção. Cada boneco assume-se como um objecto de culto caracterizado por cores exuberantes, num imaginário de bestas e monstruosidades, de diabos e de figuras religiosas numa mescla de respeito e malandrice.

Estes presépios são um excelente exemplo do artesanato tradicional que tem vindo a adaptar-se e a conviver com outras manifestações, e do “novo artesanato”, “artesanato contemporâneo” ou “artesanato urbano”, que recria novos modelos utilizando outros materiais e tecnologias.

A abertura da exposição contará com a presença do Grupo de Cantares de Évora que entoarão modas do seu reportório no Terraço da Galilé, com vista privilegiada sobre a cidade de Évora.

A Igreja, a Capela dos Ossos, o Núcleo Museológico e a Colecção de Presépios estão abertas todos os dias, das 9H00 às 17H00.






Sem comentários:

Enviar um comentário