Páginas

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Primeira Oitava

Um bom dia para si, com renovados votos de Santo Natal!
Hoje para mim é um dia especial, na continuidade das celebrações do Nascimento de Jesus. 26 de dezembro é feriado regional na Madeira, onde nasci, e é conhecido popularmente – como manda a Liturgia, aliás – por ‘Primeira Oitava’. Noutros tempos, o comércio fechava as portas e, no campo, ninguém trabalhava. Um dos costumes era também ir visitar as “lapinhas”, os presépios de vizinhos e familiares, em cujas casas havia sempre licores e doces.
Em aparente contradição com este clima de festa, chega a celebração de Santo Estêvão, primeiro mártir cristão. Mas a contradição é só aparente: esta Festa transforma a vida toda, até ao fim, levando a professar uma fé que se torna mais importante do que a vida. Ao meio-dia de Roma, Francisco preside à tradicional recitação do ângelus e podemos esperar ouvi-lo falar dos mártires de hoje.

Das várias mensagens do dia de Natal que tem para ler no site da ECCLESIA, recordo em particular os apelos do Papa em defesa de todas as crianças vítimas da guerra e da violência, bem como o alerta do cardeal-patriarca de Lisboa para que a quadra natalícia seja mais do que uma festa de consumo.
Hoje pelas 15h00, na RTP2, o programa ECCLESIA entrevista Henrique Joaquim, diretor-geral da Comunidade Vida e Paz; na Antena 1 da rádio pública, pelas 22h45, trazemos relatos de vivências de Natal, na primeira pessoa.
Despeço-me de novo com votos de um Santo Natal!
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário