Páginas

sábado, 30 de dezembro de 2017

Vale sempre a pena...

Por acaso, (ou talvez não!), não dedico tempo da minha existência a ouvir algumas banalogias, de gosto muito discutível, e de qualidade ainda pior. Mas, uns amigos, amigos à séria, daqueles que ainda têm a noção do adequado e do francamente péssimo, contaram-me uma história verdadeira, sim porque eles não embarcam nas Fake News – notícias falsas, inventadas, construídas e afins. À força de tantos os ouvir resolvi fazer este texto para partilhar com os nossos leitores amigos.

Vamos aos factos, porque é com base nestes que se devem dar as noticias, as verdadeiras… Num programa de seu nome “Mata-bicho”, do Sr. Bruno Nogueira - humorista -, transmitido no dia 7 Dezembro, na Antena 1 (RTP), em que foram proferidas algumas palavras referentes a Nossa Senhora com o intuito de serem humorísticas, mas poucos elegantes e desadequadas, ou, parafraseando alguns, grosseiras e de mau gosto, que, como é óbvio fica mal a quem as pronuncia e a quem deixa que o façam e não se sinta incomodado com isso.

Todos sabemos que as acções ficam com quem as pratica, porém não obstante a liberdade de acção e de expressão, ou talvez por isso mesmo, foram muitos os telespectadores, católicos ou não, que fizeram chegar o seu desagrado ao Provedor do Ouvinte pelo dito programa, o qual respondeu com muita objectividade às observações que lhe foram dirigidas.

Não podemos ficar indiferentes, a responsabilidade é de todos e não podemos permitir que se banalizem ou minimizem atitudes deveras inconvenientes e danosas para o cidadão mais desprevenido, confiante ou menos crítico.

Sabemos que estamos numa democracia, num estado laico, com liberdade de expressão, mas atenção que a difamação, a brejeirice, etc, não é adequado aos meios de comunicação que devem primar pelos seus deveres, a saber: informar, formar e divertir, mas não difamar sem qualquer princípio básico de ética profissional.

O Senhor Provedor do Ouvinte, João Paulo Guerra, atendeu e concluiu:

“O Provedor do Ouvinte recebeu mais de uma centena de queixas relativas ao conteúdo da rubrica Mata-Bicho, apresentada por Bruno Nogueira na Antena 1 no passado dia 7 de Dezembro.

O Provedor ouviu e analisou a referida rubrica e considera que o respectivo conteúdo substitui o humor pelo mau gosto e a grosseria. Trata-se de um desempenho básico, desordenado, mal informado e preguiçoso que perde a graça e não ganha nada em troca.

A rádio pública do estado democrático e laico que é Portugal não pratica censura e proporciona a liberdade de expressão aos seus colaboradores. Mas o humor em liberdade tem como limites naturais o bom gosto e a consideração do auditório a que se dirige. A rubrica de Bruno Nogueira do passado dia 7 na Antena 1 não respeita um nem outro desses marcos. O Mata-Bicho sobre o “8 de Dezembro” constitui, pelo contrário, um exercício excessivo que avilta e desacredita o exercício da liberdade de expressão e desvaloriza o próprio humorista.

Deste parecer será dado conhecimento ao senhor director da Antena 1.

João Paulo Guerra
Provedor do Ouvinte”.

Aqui fica o seu contacto: Provedor do Ouvinte provedor.ouvinte@rtp.pt e já sabe que tem todo o direito de manifestar a sua indignação e também de elogiar os programas, na certeza de que a RTP é um bem público, é nossa e que vale sempre a pena colaborar para ajudar a melhorar, tendo em conta também todos os que ali trabalham e se esforçam para manter integra a sua conduta deontológica.

Artur Pereira dos Santos



Sem comentários:

Enviar um comentário