Páginas

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Dâmaso Lambers (1930-2018): viver para acordar consciências


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018



O padre Dâmaso Lambers, numa foto reproduzida na página da Renascença

Viveu entre presos, pobres, acções de evangelização e a rádio, depois de ter sobrevivido ao nazismo, na Holanda, onde nasceu. O padre Dâmaso Lambers, conhecido pela sua acção nas prisões e pelos programas que manteve na Rádio Renascença, morreu esta quinta-feira, 22, em Lisboa, como noticia este obituário publicado de Filipe Avillez na página da Rádio Renascença.

O corpo do padre Dâmaso está esta sexta-feira em câmara ardente, na Igreja deNossa Senhora do Amparo de Benfica. O funeral realiza-se amanhã, sábado, às 10h30.

Neste outro texto, uma entrevista de vida feita por Marta Grosso, o padre Dâmaso contava ter pago por antecipação o seu próprio funeral, há muitos anos, para ser cremado, por não querer “incomodar ninguém” e preferir “servir” as pessoas”. 

Nascido na Holanda a 9 de Junho de 1930, Hermano Nicolau Maria Lambers veio para Portugal em 1957. Nessa época, em plena ditadura salazarista, não se conformava com um sistema que considerava ter adormecido os portugueses. Foi, por isso, um despertador permanente da fé cristã junto de muitas outras pessoas, nos meios onde trabalhou, incluindo o movimento dos Cursilhos de Cristandade, a rádio, alguns bairros pobres e degradados de Lisboa.




Sem comentários:

Enviar um comentário