Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Nunca mais? Só até à próxima...

Bom dia a si que nos acompanha desse lado, prontos para enfrentar mais uma segunda-feira de inverno e de chuva (parece que vem aí e é bem-vinda).
Depois de duas Guerras Mundiais, na primeira metade do século XX, muitos foram os que pediram: “nunca mais”; depois do genocídio do Ruanda, em 1994, voltámos a repetir: “nunca mais”. Pensem em tantos outros conflitos que se repetiram nestes anos. Nunca mais? Só até à próxima…
Este domingo, o Papa Francisco apelou a um cessar-fogo na Síria e denunciou o que classificou como conflito “desumano”, em particular com a recente explosão de violência na região de Ghouta Oriental. “O mês de fevereiro foi um dos mais violentos nos sete anos de conflito: centenas, milhares de vítimas civis, crianças, mulheres, idosos; foram atingidos hospitais; as pessoas não têm onde encontrar o que comer”
“Irmãos e irmãs, tudo isto é desumano”. O Papa falou porque temos de falar. O silêncio, neste caso, mata.

Hoje começa a semana nacional da Cáritas Portuguesa, que em 2018 tem como preocupações centrais o combate à pobreza e o cuidado da natureza. Para além de um conjunto de ações locais, nesta semana a Cáritas apela à participação de todos os portugueses Peditório Público Nacional, entre os dias 1 e 4 de março.

Ainda no domingo, o Papa visitou a paróquia de São Gelásio I, na periferia leste da capital italiana, onde deixou uma mensagem em defesa dos idosos, “braços” do mundo e da Igreja. Foi um dia de festa, com momentos de oração, encontros com jovens e idosos, doentes, pobres e imigrantes.

Despeço-me com votos de boas notícias. E já sabe, a ECCLESIA está consigo, online, na RTP2 (15h30) e na Antena 1 da rádio pública (22h45).
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário