Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O trabalho da Mulher

Trabalhadoramultitasking
(Perita em fazer muitas tarefas e fundamental nas dinâmicas familiares).


O trabalho da casa é “um serviço público” por excelência, pois o LAR é o melhor “ministério do bem-estar social e da prevenção da delinquência”.

Com o rolar dos tempos passou a ser “politicamente correcto” desvalorizar este tipo de serviço. O mundo economicista só valoriza o dinheiro, logo o trabalho que não é pago, não tem valor. A “dona de casa” não é remunerada, não tem direito a férias, subsídios, fins-de-semana, baixas por doença, nem a reduções na carga horária - 24 horas é o seu limite - logo é considerada pela “elite trabalhadora” como “um zero à esquerda”. 

Muito se tem discutido sobre o papel da mulher que trabalha em casa, mas “esta gestora do lar” deverá começar a reivindicar os salários que lhe competem, simplesmente por uma questão de justiça social…

Aos preços que correm no mercado do trabalho, avaliando as competências que elas aplicam diariamente, e considerando as multifunções que desempenham: cozinheira, motorista, professora, psicóloga, contabilista, gestora, técnica de limpeza, técnica de manutenção, lavandaria, baby-sitter e ainda “almofada antisstress”, na medida em que está sempre pronta a amortecer choques, evitar conflitos e curto-circuitos…

Feitas bem as continhas, estima-se que uma mulher cozinha 14 horas semanais a 10 euros/hora; Faz de motorista, para crianças grandes e pequenas, 8 horas semanais a 10 euros/hora; Dá 13 horas de explicações por semana, ao mesmo valor. 

Para resolver as várias crises familiares transforma-se em psicóloga pelo menos 7 horas por semana, a 28 euros à hora; como gestora em full-time, organizando os dias dos filhos mais novos e gerindo toda a estratégia da casa, a 40 euros à hora, etc, etc.

Não quero assustar os meus queridos leitores, mas aconselho a fazerem bem as contas e a verificarem como oficialmente o sector mais improdutivo da sociedade é um recurso de enormes valias que merece não só o nosso reconhecimento como também protecção, respeito e muita, muita admiração.

Maria Susana Mexia




Sem comentários:

Enviar um comentário