Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Próximas actividades


Newsletter
         Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja

FÁTIMA
5 Março 2018
Domus Carmeli
PORTO
12 Março 2018
Paço Episcopal do Porto
LISBOA
17 Março 2018
Museu Nacional de Arte Antiga
iconogcrista 2018 cartaz
seminrio thesaurus cartaz lw
norastodevocao capa
ICONOGRAFIA CRISTÃ
2ª sessão "Iconografia Medieval"
por Carla Varela Fernandes
I SEMINÁRIO THESAURUS
INVENTÁRIO DE BENS

CULTURAIS DA IGREJA
NO RASTO DA DEVOÇÃO
2ª sessão de apresentação
por Joaquim Oliveira Caetano
Incidindo nas diversas matérias inerentes ao trabalho de inventário, visa a aplicação de metodologias de análise, identificação e descrição. Incitando os formandos a desenvolver competências adequadas de catalogação e classificação, pretende contribuir para a preparação de profissionais qualificados, capazes de lidar com a especificidade dos Bens Culturais da Igreja. Acção destinada aos técnicos que têm por tarefa a elaboração do inventário das respectivas igrejas, encontra-se também aberta a todos aqueles que pretendam obter formação especializada no domínio da Iconografia Cristã.
Iniciativa que visa a partilha e apresentação de resultados do trabalho em curso nas dioceses portuguesas, estrutura-se em três momentos essenciais. Um primeiro, no quadro das estratégias de cooperação internacional, com a apresentação da realidade do Inventário de Bens Culturais da Igreja em Espanha. Um segundo, consagrado à reflexão da temática "Caminhos e Estratégias", visa a abordagem aos mecanismos globais de actuação, consequências do trabalho realizado e caminhos para o inventário de Bens Culturais da Igreja em Portugal. Um terceiro, dedicado à apresentação de "Projectos em Curso", procura apresentar um historial dos trabalhos, procedimentos específicos adoptados e breve ponto de situação.
Com a colaboração de mais de duas dezenas de autores, constitui uma obra de referência no domínio da História da Arte, particularmente, no estudo da escultura em pedra dos séculos XIV a XVI. Recuperando o universo devocional que motivou a criação das obras, propõe uma narrativa em torno de algumas das principais devoções nacionais: do nascimento à morte, passando pela redenção e pelo encontro com Deus, pela cura do corpo e pela salvação da alma.
Coord. Maria de Lurdes Craveiro, Joana Antunes e Carla Alexandra Gonçalves, constitui o catálogo da exposição "No Rasto da Devoção: Escultura em Pedra no Convento de Cristo (século XIV-XVI)".
fb 1

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados
Contactos


Sem comentários:

Enviar um comentário