Páginas

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Transformar o mundo a partir da Cova da Moura

Foi há 11 anos que as Nações Unidas criaram o Dia Mundial da Justiça Social com o objetivo de chamar a atenção para os problemas da pobreza, do desemprego e da exclusão, e criar oportunidades que combatam as assimetrias.
Este é um problema sem fim, muitos dirão… interesses pessoais sempre se vão sobrepor ao bem-estar social e comunitário – talvez, mas hoje gostaria de partilhar convosco o pequeno testemunho transformador que o Movimento de Apostolado de Crianças e Adolescentes faz no bairro da Cova da Moura, tantas vezes noticiado de forma estigmatizada. Hoje, na Ecclesia, o Bairro da Cova da Moura é notícia porque ali se combate a injustiça e ali se vive a Igreja dos pobres. A Cátia Tuna e o João Pedro Cruz testemunham isso mesmo com a sua vida e com a sua opção de estar com quem é capaz de adquirir uma consciência cívica no mundo e, por isso, operar mudanças.
Por alternativas se bate António Guterres que veio a Portugal receber um doutoramento Honoris Causa. Aconteceu Universidade de Lisboa e a Ecclesia esteve lá.
No Vaticano prossegue o retiro quaresmal onde o Papa Francisco e alguns membros da Cúria romana orientados pelo padre José Tolentino Mendonça. Depois da «ciência da sede», o vice-reitor da Universidade católica Portuguesa vai propor ainda temas como «percebi que estava sedento”, “esta sede de nada”, “a sede de Jesus”, “as lágrimas contam uma sede”, “beber da própria sede”, “as formas do desejo”, “ouvir a sede das periferias”, e “a bem-aventurança da sede”. Na agência Ecclesia vamos continuar a acompanhar as suas reflexões.
A cada noite desta semana o programa Ecclesia na Antena 1 conversa com o missionário da Boa Nova Adelino Ascenso. Preparar este tempo de Quaresma também no contexto japonês onde o missionário esteve vários anos e conhecer a sua cultura são desafios que lhe lançámos e que poderá acompanhar, cuidando da sua Quaresma.
Mas há mais para encontrar no portal de notícias.
Até já
Lígia Silveira 

Sem comentários:

Enviar um comentário