Páginas

sábado, 3 de março de 2018

A santidade na história e no cinema


sábado, 3 de março de 2018


Agenda - Ciclo de cinema no Porto

O tema musical de Irmão Sol, Irmão Lua, 
num vídeo com imagens do filme de Zefirelli


A Santidade na História é o tema do 5º ciclo de cinema religioso, promovido pelo núcleo do Porto do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa. Depois de exibição de Visão da Vida de Hildegard von Bingen, filme de 2009, realizado por Margarethe von Trotta, o ciclo continua já nesta segunda-feira, dia 5 de Março, às 21h, com o filme Irmão Sol, Irmã Lua (1972), de Franco Zeffirelli.

Cada sessão, que decorre na cripta da Igreja paroquial da Senhora do Portocomeça por uma breve introdução do filme e termina com um tempo de debate. No próximo filme, a apresentação estará a cargo de Arlindo de Magalhães, membro do CEHR e presbítero responsável pela Comunidade Cristã da Serra do Pilar.

O ciclo pretende ajudar à compreensão do fenómeno da santidade como realidade historicamente situada e enquanto manifestação tão pluriforme quanto sublime do processo de discernimento e assunção da “vocação radical” e comum a todos os batizados.

No conjunto, uma vez por mês, até Novembro, serão exibidas várias obras cinematográficas que, incidindo sobre algumas figuras-chave da história do cristianismo, tornarão possível não só um aprofundamento do conhecimento das respectivas biografias mas igualmente do carácter pessoal, contextualizado e paradigmático com que o tema da santidade nelas se concretiza.

Os filmes deste ciclo abordarão as histórias de Santa Rita de Cássia (Abril), Santo António de Pádua (Maio), Teresa de Jesus (Junho), São Vicente de Paulo (Julho), São João Bosco (Outubro) e Maximiliano Kolbe (Novembro). O calendário completo com as datas e os comentadores de cada sessão pode ser consultado aqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário