Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2018

A Semana do Papa

Olá bom dia
Em cada semana, são muitas as atividades do Papa Francisco. No portal da Agência Ecclesia acompanhamos diariamente o que diz e o que faz e no programa Ecclesia de cada quinta-feira iniciamos uma nova rubrica: "A Semana do Papa". Em poucos minutos, fica a conhecer o que disse, o que fez e os gestos que ficam na história seu pontificado. Um trabalho do vaticanista Octávio Carmo para ver na RTP2 à quinta-feira, pelas 15h00 e para rever, a qualquer hora nas muitas partilhas que fazemos.
Por falar em trabalho, a LOC/MTC denuncia exploração e violência contra mulheres; e a edição de março da ‘Igreja Mulheres Mundo’, suplemento mensal do jornal do Vaticano, denuncia hoje casos de trabalho “gratuito ou mal pago” e “pouco reconhecido” de religiosas em instituições católicas.
Agora um documento a ler com calma (o melhor mesmo é começar pela síntese que a Agência Ecclesia fez): uma carta dirigida a todos os bispos católicos, na qual alerta para tendências culturais e espirituais que reduzem a “salvação” da pessoa ao seu interior, esquecendo a atenção às relações pessoais, ao corpo e à natureza. 
E um gesto muito bem pensado: o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, vai lavar os pés a 12 bombeiros de corporações da região, na celebração vespertina de Quinta-feira Santa (29 de março), na Sé Nova daquela cidade, evocando o drama dos incêndios de 2017.
FInalmente, alguma ssugestões para este dia: os jornais da imprensa de inspiração cristã encontram-se em Fátima para a Assembleia Geral (há eleições...); no cinema São Jorge, em Lisboa, vai estar o repsonsável do Vaticano pela comunicação para apresentar o filme "O menor exército do mundo"; no Porto, o padre Américo Aguiar é o orador no almoço da ACEGE; e em Braga começa um novo ciclo de conferências Nova Ágora.
Votos de um ótimo dia!
Paulo Rocha


Sem comentários:

Enviar um comentário