Páginas

sábado, 31 de março de 2018

As vozes e os silêncios das mulheres em Sábado de Páscoa


sábado, 31 de março de 2018

Sojourner Truth (ilustração reproduzida daqui

Na história da Páscoa cristã, o Sábado é o dia das mulheres: Maria de Nazaré guarda, no silêncio, a história de um Filho que a surpreendeu desde o primeiro momento; Maria Madalena e as outras mulheres aguardam, no silêncio, o cumprimento da promessa daquele que elas seguiam, como discípulas, “desde a Galileia”, segundo o relato dos evangelhos – o que faz delas parte integrante do grupo de companheiros de Jesus.

Este texto traz, por isso, as vozes e os silêncios de várias mulheres. No passado dia 21 de Março, o movimento Nós Somos Igreja organizou, na Capela do Rato, uma sessão sobre o temaCelebrar a Mulher: Poesia e Prosa a Várias Vozes

Com o contributo de diferentes pessoas, ouviram-se textos, poemas e canções de mulheres ou que falam sobre mulheres, propostos, lidos ou cantados por António Carlos Cortez (poeta), Camané (fadista), Carlos Alberto Moniz (músico e cantautor), Carminho (fadista), Filipa Vicente (historiadora), Gilda Oswaldo Cruz (pianista e escritora), Jorge Wemans (jornalista), José Manuel Pureza (professor universitário e deputado), Luísa Beltrão (escritora), Luísa Ribeiro Ferreira (professora universitária de filosofia), Margarida Pinto Correia directora na Fundação EDP), Maria Antónia Palla (jornalista), Nelida Piñon (escritora), Simonetta Luz Afonso (museóloga) e Vitorino (músico e cantautor).

A gravação sonora da sessão pode ser escutada aqui.

O percurso de Sojourner Truth, nascida escrava negra como Isabella Baumfree, foi evocado por Filipa Vicente; pouco depois, José Manuel Pureza leu o discurso que a antiga escrava fez na Convenção das Mulheres do Ohio, em Akron (Estados Unidos), em 1851, com o título Não sou eu uma mulher? Um discurso que recusa o silenciamento e convida  à intervenção e ao compromisso, perante as perguntas fundamentais. Fica a seguir a reprodução integral desse texto:

Bem, meus filhos, onde há fumo há certamente fogo. Eu acho que se os negros do Sul e as mulheres fossem para o Norte, todos a falar sobre direitos, os homens brancos ficariam certamente em maus lençóis. Mas afinal de que é que estão todos a falar?

Ali, aquele homem diz que as mulheres precisam de ajuda para subir às carruagens, para passar as sarjetas e para ter sempre, em qualquer lado, os melhores lugares. Nunca ninguém me ajuda a subir às carruagens, a passar por cima dos buracos lamacentos, ou me dá o melhor lugar. E não sou eu uma mulher?

Olhem para mim! Olhem para os meus braços!



Eu lavrei, eu plantei, eu armazenei, e nenhum homem me passava à frente. E não sou eu uma mulher? Eu poderia trabalhar tanto como um homem, e comer tanto (sempre que arranjasse comida) como um homem. E igualmente suportar o chicote! E não sou eu uma mulher?

Dei à luz treze filhos, e vi a maior parte deles ser vendida como escravos, e quando chorei as minhas mágoas ninguém, excepto Jesus, me ouviu! E não sou eu uma mulher? (Ain't I a woman?)

E então eles falam sobre esta coisa que temos na cabeça; como é que eles lhe chamam? [um membro da audiência sussurra “inteligência”] É isso querido. O que é que isso tem a ver com os direitos das mulheres e os direitos dos negros? Se a minha tigela leva metade da tua, não será uma maldade da tua parte não me deixares usar a minha meia medida por inteiro?

E depois aquele homenzinho, ali, vestido de preto. Ele diz que as mulheres não podem ter tantos direitos como os homens, porque Cristo não era uma mulher!

De onde é que veio o vosso Cristo? De onde é que veio o vosso Cristo?

De Deus e de uma mulher! O homem nada teve a ver com a sua concepção.

Se a primeira mulher que Deus criou teve a força suficiente para, sozinha, virar o mundo de pernas para o ar, então todas estas mulheres juntas têm a obrigação de o voltar ao contrário e tornar a colocá-lo no caminho certo. E agora que elas o pedem, é melhor que os homens as deixem fazê-lo.



Obrigado por me escutarem. A velha Sojourner nada mais tem a dizer.




Sem comentários:

Enviar um comentário