Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2018

Nós somos testemunhas


1 – Chegou a Páscoa deste ano de 2018! 
A Páscoa, a passagem do Deus Vivo por nós para nos dar vida, é a grande e a única festa dos cristãos: Cristo morreu e ressuscitou, passou da morte para a vida, passou deste mundo para o Pai e deixou aberto para nós o caminho, para que passemos por ele como ovelhas que seguem as pegadas do seu Pastor. Aos que jaziam nas trevas e nas sombras da morte Jesus Cristo fá-los passar da morte para a vida e do pecado para a luz da sua graça. Cristo ressuscitou, aleluia! Celebremos a festa, irmãos, com a alegria de quem passou com Cristo da tristeza e do luto para a alegria da vida eterna e do amor!

2 - A notícia da Ressurreição começa, no Evangelho segundo S. João, com o encontro do túmulo vazio, por parte de Maria Madalena, logo de manhã, ainda escuro. Surpreendida, e pensando que alguém teria levado o Corpo do Senhor, vai ter com os apóstolos Pedro e João que correm até ao sepulcro. Veem ambos o mesmo túmulo vazio, mas com olhares diferentes. João viu a ausência do Corpo de Jesus e acreditou na Sua Ressurreição. Quanto a Pedro, o Chefe do Colégio Apostólico, para que acredite será preciso que Cristo ressuscitado Se manifeste a Maria Madalena e que ela lhe diga: vi o Senhor!      
Nesse mesmo dia, o Senhor apareceu vivo no meio dos discípulos. Essa experiência de estarem com Jesus Ressuscitado e de O escutarem e tocarem constituiu-os Suas testemunhas e pregoeiros da Sua Ressurreição. Nós somos testemunhas destas coisas, nós que comemos e bebemos com Ele depois de ressuscitado, dirá Pedro em casa de Cornélio e escutaremos nós na primeira leitura da missa do domingo de Páscoa. Jesus mandou-nos pregar ao povo e testemunhar que Ele foi constituído por Deus Juiz dos vivos e dos mortos. É d’Ele que todos os profetas dão o seguinte testemunho: quem acredita n’Ele recebe, pelo Seu nome, a remissão dos pecados (At 10, 43). Estas palavras dizem-nos quem é Jesus Ressuscitado, qual é a Sua grandeza: porque é a Palavra do Pai pela Qual e para a Qual tudo foi criado e na Qual tudo subsiste, e porque carregou na cruz com os pecados de todos e foi ressuscitado pelo Pai, Ele tem na terra o poder de perdoar os pecados, e é também o Juiz que há de julgar os vivos e os mortos. Todo o homem que vem a este mundo se encontrará com Ele, Caminho, Verdade e Vida, aceitando-O ou rejeitando-O. E, daí, a importância de Ele ser anunciado ao mundo inteiro para que as pessoas se encontrem com Ele na fé, se convertam a Ele e recebam d’Ele a Vida divina. 

3 - De Maria Madalena aos apóstolos e de estes aos primeiros fiéis e ao mundo inteiro, a notícia da Ressurreição de Jesus alastrou e consolidou-se como a base e o fundamento da fé cristã. Quem acredita em Cristo é em Cristo Ressuscitado que alicerça e enraíza a sua existência, pois n’Ele tem a chave para todos os problemas e a resposta que enquadra melhor todas as perguntas. Esta Vida que brota de Cristo ressuscitado e nos sustenta, é aquela Vida escondida com Cristo em Deus de que fala S. Paulo na carta aos Colossenses, Vida própria de quem, no Batismo, com Ele morreu e foi sepultado. Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto onde está Cristo, sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas do alto, não às da terra (Cl 3,1-2). Concretamente, que são estas coisas do alto a que deveremos afeiçoar-nos e desejar? Penso que serão tudo o que diz respeito à Vida Eterna, à Comunhão com Deus e com o próximo, todos os relacionamentos em que não há lugar para o egoísmo ou para o pecado. Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão, autodomínio, castidade, são os frutos do Espírito, tais como Paulo os descreve na Carta aos Gálatas (5,22-23). Um povo que vive e pratica essas coisas do alto aqui na terra, testemunha a vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte, e dá ao mundo sinais claros da meta para onde deve caminhar.

4 – Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, porque a sua misericórdia é eterna, cantaremos como salmo responsorial. E a resposta da assembleia será: este é o dia que o Senhor fez, exultemos e cantemos de alegria! E durante toda a semana pascal, antes da proclamação do Evangelho, como antífona do Aleluia, estas mesmas palavras ressoarão aos nossos ouvidos. Sim, de facto, aqueles que escutam com fé as palavras do Evangelho e acreditam em Jesus Ressuscitado vivem a semana da Páscoa como um único dia, como o oitavo dia, como o dia que o Senhor fez. E porque se consideram mortos para o pecado e vivos para Deus, em Cristo Jesus, podem cantar estas admiráveis palavras: não morrerei, mas hei-de viver, para anunciar as obras do Senhor. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto veio do Senhor, é admirável aos nossos olhos (Sl 117, 22-23). De facto, Cristo crucificado e repelido pelos chefes judeus é a pedra rejeitada pelos construtores que se tornou pedra angular, pois n’Ele, na comunhão da Sua Igreja, se encontram o muro dos judeus e o muro dos pagãos. E assim, por meio d’Ele, judeus e gentios temos acesso ao Pai, num só Espírito (Ef 2,18).

5 – A Ressurreição do Senhor é a nossa esperança, é o sustentáculo firme da esperança da nossa Ressurreição. Celebrar a Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo é orientarmos a nossa vida para a sua meta verdadeira, para a Ressurreição da carne e para a Vida eterna, como proclamamos na conclusão do Credo: espero a Ressurreição dos mortos, e a Vida do mundo que há de vir. Ámen.  

De olhos postos em Jesus Ressuscitado, vivei irmãos e irmãs, vivamos todos uma santa Páscoa!


D. João Marcos



Sem comentários:

Enviar um comentário