Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Religiões unidas pela vida

Bom dia e paz e bem!
Cristãos, muçulmanos, judeus, hindus e budistas assinaram uma declaração conjunta que defende a aposta nos cuidados paliativos e no acompanhamento dos doentes terminais.
“Em nome da humanidade e do futuro da comunidade humana, causa da religião, sentimo-nos chamados a intervir no presente debate sobre a morte assistida, manifestando a nossa oposição à sua legalização em qualquer das suas formas, seja o suicídio assistido, seja a eutanásia”, lê-se no documento ‘Cuidar até ao fim com compaixão’, do Grupo de Trabalho Inter-religioso Religiões-Saúde.
Texto das Igrejas a sombreado:
Aliança Evangélica Portuguesa, Comunidade Hindu Portuguesa, Comunidade Islâmica de Lisboa, Comunidade Israelita de Lisboa, Igreja Católica, Patriarcado Ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), União Budista Portuguesa e União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia.
O Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) não assinou a declaração e a comunidade Baha’i não participou na conferência.

O cardeal-patriarca de Lisboa defendeu licenças laborais para acompanhar doentes em fase terminal, em declarações aos jornalistas, na Academia das Ciências.
No Vaticano, o Papa Francisco terminou as catequeses sobre o batismo, onde defendeu que “a educação cristã é um direito das crianças”, e pediu “diálogo” no Médio Oriente, manifestando “grande dor pelos mortos e os feridos”.
Já o Conselho das Conferências Episcopais da Europa apelou à proteção das populações no Médio Oriente e convocou para este sábado uma jornada de oração pela paz.
  • Começa o congresso histórico sobre o centenário da restauração da Diocese de Leiria-Fátima, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, até dia 19;
  • Começa o Ramadão, o mês sagrado muçulmano, e o Papa Francisco desejou que possa dar frutos espirituais;
  • O Vaticano vai apresentar um novo documento sobre questões éticas ligadas ao “atual sistema económico-financeiro”.
Na televisão levamos a atualidade nas nossas reportagens e no comentário em estúdio, a partir das 15h00, na RTP2.
Já na Antena1 da rádio pública, continuamos as comemorações dos 50 anos do Caminho Neocatecumenal, pelas 22h45.
«Quarta passada, semana acabada» e desejamos que continue na nossa companhia. Encontra todas as notícias aqui e temos também um especial dedicado ao tema da Eutanásia.
Cumprimentos e um excelente dia,
Carlos Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário