Páginas

domingo, 20 de maio de 2018

Signos ou a maçã?

Segundo alguns autores o objectivo dos horóscopos é tentar saber o que está para além do quotidiano, procurar dominar a nossa vida e ter poder sobre os futuros acontecimentos, numa palavra: substituir Deus ou ultrapassá-Lo.

Para algumas pessoas os signos mais não são do que um passatempo, aparentemente inócuo, mas para outros trata-se de uma prática de adivinhação que pode influenciar, perturbar ou mesmo sugestionar de forma negativa a pessoa que inadvertidamente recorreu a essa estratégia manipuladora dos factos reais e futuros.

Quanto àquela pergunta básica: "Deve um cristão consultar horóscopos?"

O propósito de um horóscopo é obter conhecimento sobre o carácter de uma pessoa e prever o futuro. A crença básica da astrologia é que os planetas e estrelas exercem influência sobre as nossas vidas, os quais podem ser previstos pelos astrólogos. 

A Bíblia proíbe expressamente a adivinhação, feitiçaria e artes ocultas (Deuteronómio 18:10-14). O povo de Deus deve prestar atenção só a Deus (Deuteronómio 18:15). Qualquer outra fonte de orientação, informação ou revelação deve ser rejeitada de imediato (veja também Actos 16:16-18). A Bíblia aponta para Jesus Cristo como o único foco adequado da fé (Actos 4:12, Hebreus 12:2). A fé em qualquer coisa além de Deus é mal orientada. 

Assim, a astrologia opõe-se ao ensino bíblico porque defende a crença em algo que não é o Deus verdadeiro, o que a torna uma forma de adivinhação. A vontade de Deus para as vidas das pessoas nunca pode ser determinada através de horóscopos. A Bíblia reprova toda prática divinatória (astrologia, adivinhação, agouro, cartomancia, tarot, necromancia e todo tipo de ocultismo, feitiçaria ou bruxaria).

Deus é criador, sábio e forte em poder. Ele é Todo-poderoso (omnipotente), conhecedor de todas as coisas (omnisciente) e eterno (omnipresente). O ser humano é criatura, finito e incapaz de prever o futuro. Deus declara que Ele é o único capaz de anunciar coisas que ainda não aconteceram e proíbe aos Seus filhos praticarem ou consultarem qualquer actividade ocultista, de magia, adivinhação, consulta aos mortos ou astrologia (Deuteronómio 18:9-14; Isaías 8:19; Levítico 19:31; 20:6, 27; 2 Reis 21:6; Ezequiel 13:18; Malaquias 3:5).

Nada do que os horóscopos afirmam está cientificamente provado. O que dizem sobre os sagitarianos hoje, por exemplo, dirão sobre os piscianos amanhã. No horóscopo, pessoas completamente diferentes, com vidas diferentes, recebem a mesma previsão para o futuro, só porque nasceram na mesma altura do ano. Além disso, horóscopos diferentes podem dar previsões completamente diferentes para o mesmo signo, o que é ridículo. Na sua forma mais inocente, o horóscopo usa traços de personalidade que todos temos e coisas vagas que acontecem com todos, para parecer que está a prever o futuro, pelo que não tem nenhum fundamento.

Porém, a Bíblia não proíbe os estudos científicos no ramo da astronomia. O que Deus proíbe é a práctica de adivinhação e predição do futuro. A astrologia é uma pseudociência (ciência falsa) apoiada por religiões ligadas à feitiçaria que estabelecem uma relação entre os astros, os acontecimentos terrestres e a vida das pessoas. 

Esta hipótese de se querer saber tanto como Deus faz-me lembrar a velha história da tentação de Adão comer a maçã, a qual lhe daria um poder e um conhecimento superior e divino. Todos sabemos como acabou esta aventura da desobediência… 

Contudo o caro leitor, tem o livre arbítrio para determinar o seu caminho.
Mas depois não diga que teve azar…

Artur Pereira dos Santos





Sem comentários:

Enviar um comentário