Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Surpresas em tom de vermelho

Bom dia!
O domingo foi de surpresas em tom de vermelho. Não fala do futebol, mas da notícia que veio desde o Vaticano, diretamente da boca do Papa Francisco: D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, vai ser criado cardeal a 29 de junho, juntamente com outros 13 prelados.
O bispo de Leiria-Fátima disse em conferência de imprensa que recebeu a notícia com surpresa e emoção, encarando a nomeação “como um serviço”, com vontade de “participar” na reforma que o Papa está a fazer, e sugerindo “simplicidade” aos cardeais.
O anúncio também nos apanhou de surpresa, na ECCLESIA, mas procuramos dar a melhor resposta, no tempo possível. Recordo aqui o perfil biográfico do novo conselheiro português do Papa e o elenco dos cardeais portugueses na história.
Infelizmente, o dia em Fátima não foi só de festa, por causa do acidente com peregrinos a caminho da Cova da Iria provocou um morto e cinco feridos. As vítimas foram recordadas no recinto de oração, antes da Missa das 11h00.

O domingo também ficou marcado pelo anúncio do Ano Missionário especial, com início em outubro. A decisão da Conferência Episcopal Portuguesa foi comunicada na Nota Pastoral “Todos, Tudo e Sempre em Missão”, divulgada na solenidade de Pentecostes.
O dia de hoje vai trazer muitas outras notícias e uma novidade litúrgica: a Igreja Católica celebra pela primeira vez a memória da “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja”, inscrita no Calendário Romano Geral pelo Papa Francisco.
Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário